• Carregando...
Secretaria de Educação de Curitiba reforça que escolas da rede municipal terão atendimento normal nesta terça-feira (8).
Secretaria de Educação de Curitiba reforça que escolas da rede municipal terão atendimento normal nesta terça-feira (8).| Foto: Luiz Costa / Prefeitura Municipal de Curitiba

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) considerou ilegal a greve convocada pelo Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac). A corte, em decisão tomada no fim da tarde desta segunda-feira (7), determinou a aplicação de multa diária no valor de R$ 20 mil em caso de descumprimento da decisão.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Para a Justiça, o sindicato não apresentou um plano que contemplasse a manutenção parcial das atividades nas escolas da rede municipal da capital paranaense. No entendimento dos desembargadores, a paralisação total das escolas, que poderia impactar cerca de 100 mil crianças e suas famílias, é ilegal.

Em nota, a secretaria municipal de Educação de Curitiba reforçou que o atendimento será normal em toda a rede. “Não podemos cancelar a alimentação nem o transporte dos estudantes. Com isso, temos a obrigação de avisar a população que o direito dos estudantes à educação está garantido”, aponta a nota.

A reportagem está tentando contato com o Sismmac. Mais cedo, a professora Jokasta Ferraz, que atua na direção do sindicato, disse à Gazeta do Povo que a principal motivação da greve é a falta de um plano de carreira. “Estamos há sete anos sem um plano de carreira. Quando a gestão (do prefeito Rafael) Greca começou, foi aprovado um pacotaço que suspendeu os planos de carreira dos servidores públicos. Com isso, estamos há sete anos sem nenhum crescimento, sem valorização por titulação e por cursos”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]