i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ministro do STF

Faz algum sentido comparar bolsonarismo com nazismo, como fez Celso de Mello?

  • Por Leonardo Desideri
  • Brasília
  • 12/06/2020 12:20
Celso de Mello
Celso de Mello, ministro do STF.| Foto: Rosinei Coutinho/STF

Desde antes da eleição de 2018, o presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores são acusados por opositores de flertarem com ideias do nazismo. Recentemente, uma insinuação nesse sentido partiu do decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Celso de Mello. “Guardadas as devidas proporções, o ‘ovo da serpente’, à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (de 1919 a 1933), parece estar prestes a eclodir no Brasil!”, disse Mello em uma mensagem privada vazada para a imprensa.

A comparação de Mello entre o bolsonarismo e o nazismo ocorre logo depois de duas polêmicas sobre supostas referências a grupos neonazistas feitas por membros do governo e seus apoiadores.

Recentemente, o presidente Bolsonaro e alguns de seus partidários, como as ministras Tereza Cristina, da Agricultura, e Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, apareceram em vídeos e imagens publicadas em redes sociais tomando copos de leite – o que, segundo críticos do bolsonarismo, seria uma alusão a um movimento neonazista norte-americano. Bolsonaristas alegam que o presidente e as ministras apenas participaram de um desafio proposto pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite).

Após os protestos pró-Bolsonaro do dia 31 de maio, outra polêmica: opositores do governo apontaram referência a um movimento ucraniano acusado de ser neonazista, o Pravy Sektor, em uma bandeira rubro-negra com um tridente usada por manifestantes. O embaixador da Ucrânia publicou uma carta desmentindo a informação de que a bandeira usada seja do Pravy Sektor.

A referência ao nazismo feita por Celso de Mello e outros opositores do governo causa revolta no ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo. Em entrevista à revista Veja, o ministro-general afirma que esse tipo de comparação "não contribui com nada para serenar os ânimos". "[Adolf] Hitler exterminou 6 milhões de judeus. Fora as outras desgraças. Comparar o presidente a Hitler é passar do ponto, e muito", disse, que já prestigiou presencialmente as manifestações em Brasília ao lado de Bolsonaro.

Há exagero na comparação com a ascensão do nazismo?

Há fundamento histórico na fala do ministro Celso de Mello? Ou ele incorreu no tipo de argumentação que se costuma chamar ironicamente de Reductio ad Hitlerum – isto é, uma tentativa de rebaixar o adversário comparando suas visões com as de Adolf Hitler e do nazismo?

Para o historiador Julio Cesar Chaves, doutor pela Université Laval (Canadá) e professor da UPIS - Faculdades Integradas, as duas situações históricas em questão têm diferenças relevantes, mas a comparação com o nazismo pode ser útil. “O objetivo da comparação não é só você apontar as semelhanças, é apontar também as diferenças”, afirma.

Ele recorda, em primeiro lugar, que “ambos foram eleitos democraticamente”, mas em circunstâncias econômicas muito distintas. “O contexto que elegeu Hitler era de crise social e econômica muito grave, gravíssimo. A crise na Alemanha pós-guerra, pós-Primeira Guerra Mundial, já era muito grave, e essa crise foi agravada mais ainda pela crise de 1929. A inflação chegou a 1 bilhão por cento.”

Para Chaves, a situação alemã no final da República de Weimar era muito mais grave do que a do Brasil na época da eleição de Bolsonaro. “O Bolsonaro foi eleito num contexto de crise econômica e política? Sim, mas não tão grave quanto o contexto da Alemanha que elegeu Hitler.”

Por outro lado, o historiador vê algumas semelhanças entre o bolsonarismo e o fascismo, como o culto ao líder e a ideia de que o líder cultuado seja a única alternativa viável ao socialismo e ao comunismo.

“Para eles, não existe outra alternativa: ‘Ou a gente apoia o Bolsonaro ou o PT volta. Se o PT voltar, o socialismo ou o comunismo serão instaurados no Brasil’. Esse era um discurso de legitimação do fascismo nas décadas de 1920 e 1930. Eles se apresentavam como a única alternativa ao que estava acontecendo”, analisa.

Chaves recorda que um fenômeno parecido já ocorreu na história do Brasil, quando Getúlio Vargas instaurou o Plano Cohen como alternativa a uma suposta ameaça comunista no país, e o país entrou no Estado Novo, regime de inspiração fascista.

Outra semelhança do bolsonarismo com o fascismo, para o historiador, está no discurso contra as minorias. “A gente pode se perguntar se, na prática, o governo Bolsonaro está sendo ruim para as minorias ou não. Isso já é outra discussão. Mas o discurso vai nesse sentido”, afirma ele.

Em relação aos símbolos usados em manifestações, Chaves considera que a recorrência de casos em que referências nazistas têm aparecido justifica a desconfiança das pessoas. Apesar disso, segundo ele, “taxar as manifestações pró-Bolsonaro de fundamentalmente fascistas ou neonazistas é um exagero”, porque elas abrigam todo tipo de referências e símbolos, inclusive a bandeira de Israel.

As possíveis explicações para as referências ao nazismo

Apoiadores do presidente têm desmentido as acusações de flerte com o nazismo e apresentam suas versões para o uso da bandeira rubro-negra com tridente e para os gestos com copos de leite.

O embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, publicou uma carta à revista Veja em que negou a teoria de que a bandeira usada na manifestação fosse do Pravy Sektor.

“A bandeira rubro-negra simboliza a nossa terra e o sangue de nossos heróis derramado por liberdade, independência e soberania da Ucrânia. Essa bandeira foi usada desde o século XVI pelos cossacos ucranianos nas lutas contra invasores estrangeiros, e, por isso, durante o século passado e no começo do século XXI, virou o símbolo de luta dos ucranianos contra ocupação, chauvinismo e imperialismo russos”, explicou o diplomata.

Ainda segundo Tronenko, “o tridente é o brasão oficial do nosso estado desde época do Príncipe Volodymyr, que levou o cristianismo para Rus de Kyiv no ano 988, e simboliza a Santíssima Trindade”.

Sobre o copo de leite, o enredo é mais complexo. Nos EUA, há alguns anos, membros da chamada alt-right – direita que surgiu em fóruns da internet e ajudou a eleger Donald Trump como presidente – começaram a usar o copo de leite como símbolo em referência a uma característica genética que diferencia pessoas de raça branca das outras: elas são, geralmente, menos intolerantes à lactose.

No Brasil, alguns membros da cultura alt-right nacional vinham usando memes com referências ao símbolo do copo de leite há algum tempo. Em uma live transmitida pelas redes sociais no dia 28 de maio, o presidente Jair Bolsonaro tomou um copo de leite diante da câmera, e o gesto foi visto como um aceno a esse grupo de internautas.

Bolsonaro toma leite em live nas redes sociais.
Bolsonaro toma leite em live nas redes sociais.| Reprodução

A teoria ficou mais plausível depois que o jornalista Allan dos Santos, do Terça Livre, um dos sites mais populares entre a alt-right brasileira, tomou um copo de leite em uma transmissão ao vivo no dia seguinte e afirmou: “Entendedores entenderão”.

Apoiadores do presidente desmentiram a associação com o nazismo. Bolsonaro e as ministras Damares e Tereza Cristina, que também gravaram vídeos fazendo o gesto, estariam somente participando do "Desafio do Leite", campanha para promover o consumo de leite feita pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) nas redes sociais.

Assim como em outras ocasiões em que a realidade do Palácio do Planalto e a subcultura da alt-right se confundiram no atual governo, é difícil saber até que ponto a referência pode ter sido proposital.

"Labirinto de ironias" complica a interpretação

A sugestão de uso de simbologia nazista entre bolsonaristas costuma ser incentivada, em alguma medida, pelos fóruns da subcultura da alt-right brasileira.

Membros importantes do governo, como o assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Filipe Martins, e os irmãos Carlos e Eduardo Bolsonaro, filhos do presidente, têm proximidade com pessoas que participam ativamente desses fóruns.

Uma das diversões de membros desse tipo de subcultura é confundir os normies – termo em inglês que eles usam para chamar as pessoas de comportamento mais convencional – com camadas de humor e ironia que tendem a ser pouco compreendidas fora desse submundo.

“É tipo um aperto de mão secreto. Uma pessoa de fora, se assiste a um vídeo com uma pessoa tomando um copo de leite, não vai ver nada de mais. O gesto, para quem entende, serve para mandar aquela mensagem: ‘Olha, eu sou um de vocês, nós estamos juntos’. Ainda tem o prazer de pensar: ‘A gente está se mandando essa mensagem na frente de todo o mundo, mas as pessoas não estão vendo, ninguém sabe’”, diz Rodrigo Nunes, doutor em Filosofia pela Universidade de Londres e professor da PUC-Rio.

A defesa de ideias consideradas radicais é exagerada pelos usuários de forma humorística, mas nem sempre o limite entre piada e opinião real fica claro. Essa ambiguidade acaba sendo um mecanismo de proteção, já que os autores dos conteúdos nunca podem ser acusados de defenderem, com total convicção, as ideias com que flertam.

“A técnica se alimenta justamente dessa ambiguidade do texto, decodificável de maneira diferente para grupos diferentes”, diz Nunes. “Essa dúvida é uma parte integrante dessa técnica de comunicação que eles aprenderam com a alt-right americana”, afirma Nunes.

Em um livro que analisa a cultura alt-right dos Estados Unidos e a ascensão de Donald Trump – intitulado Kill All Normies: Online Culture Wars From 4Chan And Tumblr To Trump And The Alt-Right –, a autora Angela Nagle diz que, no submundo da alt-right, ”a interpretação e o julgamento são contornados através de truques e camadas de autoconsciência metatextual e ironia”.

Na opinião da autora, as múltiplas camadas de humor “permitem que coisas genuinamente sinistras se escondam no meio do labirinto de ironia”. Ela lamenta a dificuldade, no atual contexto, de separar “o real do performático, o concreto do abstrato, e o irônico do falso-irônico”.

Tanto a polêmica do copo de leite como a do vídeo com referências nazistas que levou à demissão do ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, têm em sua origem esse "labirinto de ironias" em que também costumam circular os membros da alt-right brasileira na internet.

No segundo caso, no entanto, o filósofo considera que Alvim precisou ser expulso do jogo porque “perdeu a mão” na brincadeira— o ex-secretário gravou vídeo em que lia um texto com referências ao discurso do ex-ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels.

“Ele queria mandar uma mensagem. O objetivo ali não era, obviamente, citar explicitamente o nazismo, porque isso ninguém faz. É demais para qualquer um, tanto é que ele acabou sendo demitido. O que ele queria era mandar um sinal discreto que os entendedores entenderiam, mas passaria debaixo do radar das outras pessoas. Só que ele não foi suficientemente discreto, e acabou sendo pego.”

Para Nunes, o labirinto de ironias acaba sendo politicamente útil. “Isso permite a esses grupos se colocarem nessa posição de ‘pô, mas ninguém mais tem senso de humor? A gente está só fazendo uma piada!’. Isso ajuda eles a se colocarem, por um lado, na posição de defensores da liberdade de expressão, do bom humor, da ironia e da brincadeira e, por outro lado, como vítimas de uma cultura que se tornou séria demais, que patrulha o discurso das pessoas. Ao mesmo tempo, facilita a eles comunicar os conteúdos das crenças políticas deles de maneira indireta.”

74 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 74 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    André Borges Uliano

    ± 0 minutos

    Esse papo do copo de leite ser nazista é coisa de aloprados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Mario José Javarys

      ± 88 dias

      Perda de tempo e comparação descabida essa matéria, senti muita raiva.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        CANISIO DE SOUZA

        ± 88 dias

        Chega a ser ridículo a atuação desses ministros do STF. Não merecem um pingo de respeito.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • I

          IvoHM

          ± 90 dias

          Bolsonaro é cristão, conservador e de direita, portanto, jamais poderia ser nazista. Aliás, é tão nazista que, nas manifestações ,aparece com a bandeira de Israel, a mesma que os partidecos da extrema-esquerda, em atos olimpicamente ignorados pela extrema-imprensa, queimam em praça pública, juntamente com a do Brasil. Faltou falar da "saudação nazista", que foi como a mídia covarde se referiu ao ato de imposição de mãos, rito cristão que alguns apoiadores evangélicos do presidente fizeram, como forma de protege-lo e abençoá-lo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

            ± 90 dias

            Duvido que o Leonardo Desideri (missivista desta matéria *******) saiba quem foi Bela Cohen , ou Béla Kun. Foi Líder comunista e judeu da Hungria em 1919. É a ele que se refere no Plano Cohen. Por favor , estudem História Mundial antes de escrever asneiras.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              MARCOS

              ± 90 dias

              o governo Bolsonaro é a maior decepção do povo brasileiro , o país acreditou que tinha alguma esperança e um novo e diferente governo, e a cada dia que passa percebe que foi enganada pelo deputado que a cada dia mostra todo o seu desprepara para o cargo que foi eleito e não têm a mínima capacidade de conduzir um gigante como o nosso Brasil ! presidente fraco e sem nenhum comando !

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                JOSMAR PORTUGAL VAZ

                ± 90 dias

                Bolsonaro ama está pátria amada chamada Brasil. Quanto oa stf é minúsculo e seusministros são todos , sem exceção , ridículos e vendedores de senteça.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Manoel Tadeu Camargo

                  ± 90 dias

                  O ministro que esta para sair se imagina ser o Excelso de Mello

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    André

                    ± 90 dias

                    Estrume de toga!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

                      ± 90 dias

                      Mandar apoiadores invadir hospitais e UTIs, colocando muitas vidas em risco é uma medida muito semelhante às SA de Hitler, e o bolsonarismo se assemelha muito com tais milícias, que inclusive estão se se armando. O presidente e os seus atacam diariamente à constituição, o estado de direito, a democracia, e as instituições. É o método chavista, facista, nazista, e tanto faz o nome, é violento, golpista e autoritário. E no caso da pandemia, ainda é genocida ao negar a ciência. O governo Bolsonaro é um crime de lesa humanidade.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marcos eisenschlag

                        ± 90 dias

                        A única forma de dirimir quaisquer duvidas seria aprovar a liberação das armas para qualquer cidadão comum, pois tanto Hitler como Stalin eram desarmamentistas, assim como o fascista Getulio Vargas. Dessa forma garantimos o direito fundamental do cidadão preservar sua própria vida e ao mesmo tempo temos a garantia de que nenhum aventureiro tentara nos impor um regime totalitário. Qualquer partido que seja contra essa ideia esta a serviço do totalitarismo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Lucas Guimarães Vicente

                          ± 90 dias

                          Matéria digna de Folha de São Paulo e Estadão, tem mais papel de desinformar do que informar, como justificar paralelos com governo atual como Celso de Mello. Este típico da matéria fake news, usa de espantalhos factuais para assim criar sua narrativa ideológica. justificado na figura da "autoridade" do tema.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            JJP

                            ± 90 dias

                            Ministro *******, ridículo, quer aparecer, só decide a favor de corruptos poderosos, a favor dos grandes ladrões do erário, vergonha. Em qualquer dos outro 201 países do mundo essa turma que saqueou o país estaria PRESA, só aqui no Brasil é que corruptos poderosos são liberador por votos monocráticos de tipos como esse mau caráter de toga.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              Jorge Santana

                              ± 90 dias

                              Ridícula matéria. Gazeta do Povo ladeira abaixo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • S

                                Sérgio Guerra

                                ± 90 dias

                                Bolsonaro foi eleito por pessoas que nao aguentavam mais a roubalheira petista e de todos os governos anteriores. Celso de Melo nao foi eleito e discutir nazismo a esta altura do campeonato é de uma idiotoce sem tamanho

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • R

                                  ROBERTO JOAO BRONNER

                                  ± 90 dias

                                  Concordo. Um cara que recebeu um favor do primo presidente não tem força nem moral para para uma comparação deste tipo. Porque será que não mostra seus colhões e se submete a um pleito de voto popular do povo brasileiro? E isto serve para os demais ministros do STF grudados na teta dos impostos do povo brasileiro.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • G

                                Gilson

                                ± 90 dias

                                Os nazistas tinha uma mulher tão apaixonada pelos direitos humanos como Damares? os nazistas mandavam o povo queimar bíblia enquanto este governo defende a liberdade religiosa. Os nazistas perseguiam e matavam judeus enquanto esse governo traz o estado de Israel para dentro de seu governo. Os de direita defende que o nazismo é de esquerda e os de esquerda defende o contrário.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Paulista

                                  ± 90 dias

                                  Bolsonaro bebe leite, mas o articulista aqui bebe o que?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • O

                                    odimn pesch badotti

                                    ± 90 dias

                                    O escritor está completamente maluco. Chega a ser ridículo. Só faltou citar a Folha de SP como fonte de informações !!! Centenas de vezes que o presidente pegou a constituição em baixo do braço e gritou o RESPEITO A LEI !!! Cronista esqueceu de escrever ? Enveredou por uma teoria da conspiração infantil....Gazeta do Povo tenha vergonha na cara de publicar uma SANDICE destas. Mais uma neste nível e tchau pra minha assinatura.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • T

                                      TIAGO SILVA

                                      ± 90 dias

                                      O Gov Bolsonarista tem traços Nazi-Facista? Apesar do editorial e da pesquisadora achar que SIM, 30% ainda refutam a ideia. Que seita maluca!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Eduardo Cardoso da Cruz

                                        ± 90 dias

                                        Deixei de assinar a Folha e o Estadão e migrei para a Gazeta! Vou falar uma coisa: porcaria por porcaria deveria ter ficado com a Folha! Mas que matéria de quinta categoria!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • K

                                          Kleberson Costa Amaral

                                          ± 90 dias

                                          Acho que seria interessante o historiador entrar um pouco mais no processo nazi-fascista de concentração econômica no líder - algo oposto do que está sendo proposto pelo governo.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            Deco Bamba

                                            ± 90 dias

                                            A únicas diferença que o Maluco não tem poder de mandar para campos de concentrações todos os que são contra suas maluquices. Depois de meses apoiando o Maluco, a GP entendeu a furada que estava entrando. Não dá para segurar um nazista no poder.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              Polaco

                                              ± 90 dias

                                              Seu gazeta essa é uma manchete para voces enfiarem nos seus KHÚS. Tipica manchete de pasquim querendo fazer média com a oposição sedenta a colocar suas bocas nas tetas fartas em leite dos governos anteriores. Acabou gazeta, não tem mais verba de publicidade para calar a imprensa.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • J

                                                JOAO PYPCAK FILHO

                                                ± 90 dias

                                                Típico comentário de eleitor do Bolsonaro. Sem educação sem respeito e querendo que sua opinião prevaleça contra a verdade, e usando um pseudônimo como todos os desqualificados da sociedade fazem. VULGO POLACO.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • D

                                              Dylan Rees

                                              ± 90 dias

                                              Não.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Marco Antonio

                                                ± 90 dias

                                                O velhaco do STF está, apenas, exibindo a arrogância e a desfaçatez de um 'magistrado' indigno de participar da nossa Corte maior.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  Eduardo

                                                  ± 90 dias

                                                  Leonardo, você viajou na maionese, está v3ndo pelo em ovo.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • N

                                                    NH4NO3

                                                    ± 91 dias

                                                    Não dá para confiar em um povo que, quando tem problema financeiro ou de saúde, se mete em igreja evangélica, centro de umbanda ou toma garrafada de cachaça comprada em feira como se fosse remédio. Simples assim. Este povo não é confiável e prova disto são os 33% de facistas que apoiam este governo de bobalhões.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • T

                                                      Teixeira

                                                      ± 90 dias

                                                      Já ouviu falar em efeito placebo? Ou Fé?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • E

                                                      Eduardo Prestes

                                                      ± 91 dias

                                                      Bom era a máfia petista, que roubou BILHÕES dos brasileiros... Ou a destruição da Venezuela e de Cuba pelas maluquices esquerdistas, estes que foram os dois países mais ticos da América Latina... Melhoramos muito, mas muito mesmo, com o Bolsonaro !

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

                                                    ± 91 dias

                                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Costa Rego

                                                      ± 91 dias

                                                      O vírus correndo solto e a Gazeta do Povo dando destaque a esse tipo de manchete...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • J

                                                        JOAO PYPCAK FILHO

                                                        ± 90 dias

                                                        É só uma gripezinha.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Momento Fletor

                                                      ± 91 dias

                                                      Deve ser semelhante ao famoso "clube do bolinha", em que não entra mulher e todos se conhecem e se ajudam. Coitado de quem não é.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Marcos Ctba

                                                        ± 91 dias

                                                        O melão gostava mesmo do pt luladrao e dos quarenta ladrões. Mas julgar com a mesma rapidez os bandidos meliantes que assaltaram o país isso é contra os direitos dos vagabas...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • R

                                                          roberto tesck

                                                          ± 91 dias

                                                          prevaricador nojento.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            Maria

                                                            ± 91 dias

                                                            Quanta bobagem! Aí, ai, um copo de leite? Além do mais a esquerda é mil vezes mais nazista nas atitudes que qualquer outra ideologia! Acorda!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • A

                                                              André Sena Pereira

                                                              ± 91 dias

                                                              O ministro, decano do STF que deveria ser um primor de equilíbrio e sabedoria, dá vazão a comentários néscios que em nada contribuem para a governabilidade e para o equilíbrio dos poderes republicanos. Será esquecido assim que colocar o pijama e nas páginas da história será lembrado, em rodapés de páginas, como um homem público que não cumpriu seu papel na história. Uma pena. Fascista, nazista e comunista, para quem estudou história ou leu livros sobre os últimos 200 anos na humanidade, não cabem ao PR Jair Bolsonaro. Lamentável.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • E

                                                                Edson 09

                                                                ± 91 dias

                                                                Hoje é discussão corrente nas mídias sociais o dircurso do ódio ou "hate speech", que é, simplificadamente, o uso de expressões ou atos que estimulem o ódio contra determinada pessoa ou grupo de pessoas. "Data máxima vênia", é o que traduz a citação do Ministro. Acusar, por meio de palavras, apoiadores do Presidente da República de nazistas, além do crime de difamação, estimula a revolta com esse grupo e provoca uma injustificável pecha. E a corrupção perpetrada contra o Brasil nos anos de Governo da esquerda? E o vilipêndio dos valores morais e cristãos? E o achincalhe com "mensalões" e enriquecimentos sem causa? Causa esturopor uma autoridade se posicionar dessa forma! Lamentável!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • J

                                                                  JAPA

                                                                  ± 91 dias

                                                                  Celso de Mello , vá pegar o pijama que já deu !!! e carregue com vc alguns mais que vem emporcalhando o STF com seu pífio conhecimento jurídico, aparelhamento ideológico e político para tentar transformar a democracia em uma ditadura das togas rasgando a constituição ao seu bel prazer e tudo isto ainda em decisões acrobaticas e monocráticas (cada um se acha um semi-deus infalível ) em todos os assuntos. Ao invés de guardiões da constituição viraram deuses do Olimpo com todo tipo de mordomia, a mais cara justiça do mundo, com sem número de serviçais, parece uma corte real encastelada com todos aos seus pés sem paralelo em nenhum outro pais do mundo

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • R

                                                                    Rogerio Barao

                                                                    ± 91 dias

                                                                    Leonardo Desideri, nunca ouvi falar de vc mas, a julgar por seu texto, é fácil concluir que se trata de mais um desses esquerdopatas camuflados querendo se passar por jornalista. Vc não tem a menor ideia do que seja o nazismo, parece até que nunca leu um livro ou mesmo uma reportagem verdadeira sobre as atrocidades de Hitler. Suas comparações com o presidente, assim como as feitas pelo Celso, beiram a demência ou, então, vcs dois não passam de ********* desavergonhados.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • C

                                                                      Coronel

                                                                      ± 91 dias

                                                                      Essa comparação com o nazismo tem tanta credibilidade, quanto o boato de que o Excelso de Mello é pedófilo e abusava sexualmente dos filhos, quando eram pequenos.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • J

                                                                        João Martins Donizete

                                                                        ± 91 dias

                                                                        Um ministro que conversa para boi dormir ao invés de somente falar nos autos já demonstra ser um desqualificado. Pior: militante. Ele criticar o chefe do executivo em conjecturas totalmente fora realidade também é ativismo judicial. Na sua estreia como ministro ele votou contra sua consciência no caso Sarney e ficou conhecido desde então como o "ministro dos embargos infringentes" . Agora na sua quase saída demonstra novamente sua índole. É não é boa não. É da desconfiança. Isto para dizer o mínimo. Quando sair já terá ido tarde.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • L

                                                                          Lucio Araripe de Abreu e Lima

                                                                          ± 91 dias

                                                                          O ministro caiu na tentação de usar a internet. Por que ele não faz que nem a ministra Rosa Weber. Ninguém arranca uma palavra daquela mulher. Ela cumpre todos os "rituais" de um Ministro de uma corte suprema. Só fala nos autos e assim mesmo baixinho mas firme. Os outros ministros gostam mesmo é de aparecer na TV. Vão dar entrevistas, se tornam figuras mais conhecidas que o ataque do Flamengo. Depois reclamam de internautas que publicam suas falas, inventando inquéritos malucos. Alguém aí sabe o nome de um Ministro do STF da Inglaterra ou França ou mesmo dos EUA ? Mas, a velhice é democrática, chega para todos...

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • E

                                                                            Eden Lopes Feldman

                                                                            ± 91 dias

                                                                            Sinceramente, não sei se é mais cômico ou mais ****** estas comparações. Revelam a estupidez de uma inconformidade com o posicionamento de 57 milhões de eleitores que desejaram o fim do domínio da esquerda no país. E elegeram um presidente que tem um posicionamento liberal e conservador. Simples assim.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • D

                                                                              Daniel Jr Hecke

                                                                              ± 91 dias

                                                                              Que que é isso gazeta???? Vocês também vão cagar com esse jornal de vez? Vai virar casa mãe joana isso aí? Toda hora indo pelas beiradas com matérias ridículas dessas??? Poê verdades na opinião de um terceiro??? vão ser covardes na p... q. o par....!!!!

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              1 Respostas
                                                                              • Z

                                                                                Zyss

                                                                                ± 91 dias

                                                                                Já virou cara, tá um jornaleco nojento e a área de comentários também se perdeu, só gente partidária sem inteligência.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                            • M

                                                                              Marco Polo

                                                                              ± 91 dias

                                                                              Sim, tem sentido nas cabeças dos alienados e dos maus-caracteres. O único mérito de Celso de Mello para chegar ao STF foi ser indicado por Sarney ainda em 1989. Pessoa reconhecidamente prolixa, justamente pela sua falta de objetividade, lógica, bom senso, pés no chão, ... são atributos que não lhe pertencem, compensados pela presunção, prepotência, arrogância e totalitarismo peculiar ao viés tendencioso que respirou e praticou em sua vida inteira. Uma tristeza de cidadão, mais um entre tantos no próprio STF!

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • A

                                                                                AM

                                                                                ± 91 dias

                                                                                Celso de Melo há muito deveria ter se aposentado. É nítida a falta de capacidade cognitiva.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • C

                                                                                  Carmo Augusto Vicentini

                                                                                  ± 91 dias

                                                                                  Faz algum sentido comparar o nosso STF com a Suprema Corte da Venezuela Bolivariana vendida ao chavismo? Coloquem seus argumentos...

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • J

                                                                                    justo verissimo

                                                                                    ± 91 dias

                                                                                    bolsonaro mandou ontem entrar nos hospitais e filmar(????) entraram num hospital do rio hj e quebraram tudo!! A ditadura já começou!!

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    2 Respostas
                                                                                    • J

                                                                                      justo verissimo

                                                                                      ± 91 dias

                                                                                      o problema de fazer ditadura nos tempos atuais é que as pessoas filmam, e ai ... vcs ficam no ridiculo... e vira vergonha internacional...

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                    • C

                                                                                      Carmo Augusto Vicentini

                                                                                      ± 91 dias

                                                                                      Fake news. Cuidado que o STF te pega. Pera , não...

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                  • I

                                                                                    Izio Machado

                                                                                    ± 91 dias

                                                                                    Escrevo sobre outro assunto, que nem foi publicado por este jornaleco, e pertinente a Curitiba. Onde estão matérias policiais sobre os assassinatos ocorridos ontrem à tarde no centrão de Curitiba ???

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    1 Respostas
                                                                                    • J

                                                                                      justo verissimo

                                                                                      ± 91 dias

                                                                                      eles fingem em curitiba que não acontece nada, tem até filhas estupradas em assaltos residenciais, e condenam elas ao silencio e sofrimento eterno!

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                  • E

                                                                                    Eduardo Prestes

                                                                                    ± 91 dias

                                                                                    Comparação desrespeitosa com as reais vítimas do nazismo e de outros totalitarismos, em especial o comunista. Onde estão os campos de concentração do Bolsonaro ? Os fornos crematórios ? Os opositores mortos ? Os guetos murados ? As leis raciais ? Os jornais fechados ? Aliás, xingam o Bolsonaro das coisas mais estúpidas e mentirosas e não há um único caso de fechamento de jornal. Nem o cara que esfaqueou o Bolsonaro teve um tratamento duro. Doido ou picareta é quem faz uma comparação absurda dessas. O totalitarismo latinoamericano veste vermelho (FARC, Sendero Luminoso, Cuba, Venezuela, Nicarágua, etc).

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    3 Respostas
                                                                                    • E

                                                                                      Eduardo Prestes

                                                                                      ± 90 dias

                                                                                      peace!: Comunismo, socialismo, nazismo e fascismo são farinhas do mesmo pote totalitário, são regimes estatistas, similares em tudo. A oposição é com as democracias capitalistas, como EUA, Suíça, Reino Unido, Suécia, etc. O capitalismo sempre foi a verdadeira utopia libertária, o único sistema econômico compatível com liberdade e prosperidade. É por mais capitalismo e mercado que votamos no Bolsonaro.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                    • E

                                                                                      Eduardo Prestes

                                                                                      ± 90 dias

                                                                                      peace!: Comunismo, socialismo, nazismo e fascismo são farinhas do mesmo pote totalitário, são regimes estatistas, similares em tudo. A oposição é com as democracias capitalistas, como EUA, Suíça, Reino Unido, Suécia, etc. O capitalismo sempre foi a verdadeira utopia libertária, o único sistema econômico compatível com liberdade e prosperidade. É por mais capitalismo e mercado que votamos no Bolsonaro.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                    • J

                                                                                      justo verissimo

                                                                                      ± 91 dias

                                                                                      está vindo aos poucos ,coluna prestes.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                  • D

                                                                                    Diego Leite de Oliveira

                                                                                    ± 91 dias

                                                                                    Muito interessante!

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • F

                                                                                      F.H.O

                                                                                      ± 91 dias

                                                                                      Assistam ao filme "O ovo da serpente" que o ministro menciona. E entenderão a comparação que ele fez com hitler. Existem sim similaridades do Brasil com a Alemaha, antes de Hitler ascender ao poder de forma também democrática. Guardadas as devidas proporções como o ministro mesmo diz. E é interessante alguns momentos de Bolsonaro durante as manifestações, chegando de helicóptero ou a cavalo. Utilizando-se da simbologia fascista pra incorporar um Mussolini fajuto.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • H

                                                                                        hellmann cavalcanti

                                                                                        ± 91 dias

                                                                                        Matéria muito mal feita, esse cara não entende nada de história. COMPARAR IGUALMENTE A ELEICAO E HITLER C9M A DE BOLSONARO EH DEMAIS. ELE NAO SABE O Q ACONTECER ANTES E DURANTE A CAMPANHA?

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • T

                                                                                          THIAGO

                                                                                          ± 91 dias

                                                                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • J

                                                                                            João Mello

                                                                                            ± 91 dias

                                                                                            Vou recomenda ao ministro a leitura do Livro Bnegro do Comunismo, de Courtois. Se ele não mudar de ideia tem que fazer uma avaliação de sua sanidade mental.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • P

                                                                                              Paulo Roberto Pinheiro

                                                                                              ± 91 dias

                                                                                              Pedante, pernóstico, pretensioso e prepotente. Esses adjetivos caem melhor em Bolsonaro ou nos cocorocas togados?

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              1 Respostas
                                                                                              • J

                                                                                                J.A.O

                                                                                                ± 91 dias

                                                                                                STF.

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                            • T

                                                                                              THIAGO

                                                                                              ± 91 dias

                                                                                              Ministro vamos falar de Holodomor?

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • C

                                                                                                CSG

                                                                                                ± 91 dias

                                                                                                Sim , se analizarmos o inicio do Nazismo é mais ou menos o que Bolsonaro tenta fazer, primeiro destruindo as instituições , pregando o ódio contra os adversarios e fazendo um discurso nacionalista. A diferença é que para seguir com suas loucuras Bolsonaro precisaria de apoio da população, ele tentou com as suas manifestações , porém as pessoas não embarcaram na dele.

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                1 Respostas
                                                                                                • T

                                                                                                  THIAGO

                                                                                                  ± 91 dias

                                                                                                  vamos comparar trocar a bandeira do pais pelo do partido vermelha.. e vera mais semelhança com outro partido aqui no brasil....

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                              • A

                                                                                                AMAURI

                                                                                                ± 91 dias

                                                                                                O que não faria sentido, é comparar Bozo com Celso de Mello.

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                2 Respostas
                                                                                                • J

                                                                                                  J.A.O

                                                                                                  ± 91 dias

                                                                                                  AMAURI o ZUMBI.

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                • T

                                                                                                  THIAGO

                                                                                                  ± 91 dias

                                                                                                  podemos comparar com sua mãe....

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                              Fim dos comentários.