O governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse (sem partido), apresentou seu pedido de renúncia ao cargo.
O governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse (sem partido), apresentou seu pedido de renúncia ao cargo.| Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse (sem partido), apresentou nesta sexta-feira (11) seu pedido de renúncia ao cargo. Carlesse é alvo de um processo de impeachment. O documento comunicando sua saída do governo foi protocolado na Assembleia Legislativa duas horas antes da abertura do segundo turno de votação na Casa que levaria o julgamento do processo ao Tribunal Misto.

Carlesse estava afastado do governo desde outubro do ano passado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é acusado pelo pagamento de vantagens indevidas de até R$ 40 milhões ligadas ao plano de saúde dos servidores do estado do Tocantins e de uma montar uma estrutura para a lavagem de ativos. As investigações apontam também para a integralização dos recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados.

Em dezembro a Justiça Eleitoral do Tocantins tornou o político inelegível por 8 anos, por abuso de poder político e econômico para obter vantagens eleitorais.

Com o pedido de renúncia, quem assume o governo de forma permanente é o vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido).