O presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Alan Santos/PR.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu nesta quinta-feira (2) a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques que suspendeu a cassação do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR). Em outubro de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do parlamentar por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por disseminar fake news sobre as urnas eletrônicas no dia das eleições de 2018.

Durante a live semanal, Bolsonaro voltou a criticar a Corte eleitoral. "Sabemos que TSE está tendo medidas arbitrárias contra Estado Democrático de Direito, ataca democracia, não querem transparência do sistema eleitoral", disse. O mandatário afirmou que a cassação do deputado foi "uma coisa inacreditável".

"Faltavam 10 minutos para acabar as eleições de 2018, ele era deputado federal e concorria a estadual e resolveu falar uma coisa que ficou voz corrente em 2018 – eu recebi vários vídeos, telefonemas – o cara ia apertar o 18 e aparecia o 13. Ninguém falava o contrário, que ia apertar o 13 e aparecia o 17", disse Bolsonaro, sem apresentar provas.

"Coisas que acontecem em larga escala e o TSE não se explicou no tocante a isso. Faltavam 10 minutos e depois o TSE resolveu cassar mandato. Não precisa falar que os três do STF votaram pela cassação", completou. Francischini, que é aliado de Bolsonaro, foi cassado por 6 votos a 1.