O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), foi afastado do cargo nesta terça-feira (19).
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), foi afastado do cargo nesta terça-feira (19).| Foto: Prefeitura de Cuiabá.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), foi afastado do cargo nesta terça-feira (19) por determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O afastamento foi um pedido do Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT), que apontou “ilícitos perpetrados no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde”. A ação usou informações de um acordo de delação do ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia.

A investigação sobre improbidade administrativa e ilegalidades resultou na deflagração da Operação Capistrum. Foram cumpridos mandados de busca, apreensão e sequestro de bens em desfavor de Pinheiro e de sua esposa, Márcia Aparecida Kuhn Pinheiro; do chefe de gabinete, Antônio Monreal Neto; da secretária adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza; e do ex-coordenador de Gestão de Pessoas Ricardo Aparecido Ribeiro.

Tanto o prefeito como o chefe de gabinete e a secretária foram afastados da função pública. Monreal Neto, inclusive, teve prisão temporária decretada. Após ter sido notificado de seu afastamento, Emanuel Pinheiro disse ter recebido “com surpresa” a decisão que gerou o afastamento de suas funções. Ele acrescentou que se manifestará posteriormente e reitera estar “à disposição das autoridades competentes”. Com informações da Agência Brasil.