O ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol.| Foto: Marcelo Andrade/ Arquivo Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda o inquérito contra membros da Lava Jato aberto no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, baseou a ação nas mensagens hackeadas entre os procuradores da força-tarefa, os diálogos foram obtidos pela Operação Spoofing. As informações são do blog do Fausto Macedo, do jornal O Estado de S. Paulo. As conversas mostram a suposta intenção dos procuradores de investigar, sem autorização, a movimentação financeira dos ministros da Corte.

A ANPR protocolou um habeas corpus coletivo na quinta-feira (11) para que o STF tranque as investigações do STJ. A associação argumenta que a autenticidade das mensagens não foi comprovada e que o STJ pretende dar início a uma investigação como a das fake news, conduzida pelo STF. A entidade solicita também um salvo-conduto aos procuradores que libere os membros da força-tarefa de prestarem depoimentos, caso sejam intimidados.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade