João Doria
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB).| Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou pelas redes sociais que a Procuradoria Geral do Estado entrou com pedido junto ao Supremo Tribunal Federal para evitar a entrada de pessoas não vacinadas no país, com desembarque naquele estado. Doria escreveu que "o governo de SP acionou hoje o STF para que o passaporte vacinal seja exigido para viajantes estrangeiros que chegarem ao Brasil através de São Paulo".

O tucano já havia dito nesta semana que pretendia implantar a medida a partir de 15 de dezembro caso o Ministério da Saúde não o fizesse em âmbito federal. De acordo com Doria, "a medida torna-se ainda mais importante diante do cenário de novas variantes da Covid-19".

A ação é encaminhada no mesmo dia em que o governo federal anunciou o adiamento de portaria que estabelece regras para o ingresso de viajantes no Brasil, incluindo a exigência de comprovante de vacinação ou realização de quarentena de cinco dias. As regras passariam a valer neste sábado, mas a entrada em vigor foi transferida após ataque hacker ao Ministério da Saúde.

A recrudescimento das preocupações com imunização e testagem tem relação com a identificação da variante ômicron. Em coletiva de imprensa realizada ainda durante a tarde, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a mudança na validade da portaria não representa risco em virtude da população fortemente vacinada e porque "casos da ômicron tem sido leves".