pec - precatórios - senado
Plenário do Senado: PEC dos precatórios dificilmente será aprovada sem modificações. Governo quer aprovar a matéria até 2 de dezembro.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Senadores ameaçaram boicotar as próximas votações na Casa, inclusive a PEC dos Precatórios, enquanto o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), não marcar a sabatina de indicação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem o senador Esperidião Amin (PP-SC) mencionou a possibilidade de paralisação dos trabalhados enquanto não houver uma certeza da data para a realização da sabatina.

“No dia 23 pretende-se que nós apreciemos a PEC dos Precatórios, que é um tema muito relevante. Acho que se no dia 23 ainda não tivermos a certeza de que essa matéria (sabatina) e outras mais serão apreciadas antes do dia 30, nós vamos tumultuar bastante o calendário deste fim de ano. É um desrespeito à maioria. Uma única vontade tentando segurar um tsunami legítimo que a maioria dos mandatos dessa Casa já expressou”, afirmou o senador.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) espera que a sabatina de Mendonça aconteça durante o esforço concentrado, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. “Não vejo razão alguma de paralisarmos o funcionamento pleno do Senado Federal em função de algo que se antevê e possa ser solucionado nesse esforço concentrado”, disse Pacheco.