Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) é transferido da sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro para um batalhão da PM: Câmara deve manter a prisão dele.
Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) é transferido da sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro para um batalhão da PM: Câmara se reúne em sessão deliberativa para votar a prisão do parlamentar.| Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) participe da sessão deliberativa na Câmara dos Deputados que vai decidir nesta sexta-feira (19) sobre a prisão do parlamentar. A decisão atendeu a um pedido do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). "Para evitar qualquer prejuízo ao exercício do amplo direito de defesa do parlamentar, autorizo a adoção, pelo Comando do Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, das providências necessárias", escreveu o ministro. A autorização é para participação por videoconferência a partir do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar em Niterói na região metropolitana do Rio, onde o deputado está preso.

Com o parecer, Daniel Silveira poderá falar aos colegas no início da sessão, marcada para às 17h, em três momentos e por até 15 minutos cada: antes da leitura do relatório, antes da leitura do voto da relatora Magda Mofatto (PL-GO) e após a discussão do caso. A sustentação oral está prevista no regimento interno da Câmara.

A tendência, no entanto, é manter o parlamentar na cadeia: apenas três lideranças, do PSL, PTB e Novo, orientaram as bancadas a votar pela soltura. Silveira está preso desde a noite de terça-feira (16), após publicar um vídeo em suas redes sociais com ataques e ofensas a ministros do STF.