Supremo
Ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou nesta quinta-feira (5) a transferência do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral do presídio de Bangu para o Grupamento Especial Prisional do Corpo de Bombeiros (CBME-RJ). A decisão do desembargador Olindo de Menezes determina que Cabral deverá permanecer no grupamento até que o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro seja julgado.

Cabral e outros cinco presos foram transferidos na terça-feira (3) da Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, para Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó. A troca ocorreu após a Vara de Execuções Penais encontrar indícios de que os presos recebiam regalias na prisão da PM.

Na decisão, o desembargador considerou imprudente manter o ex-governador no presídio de Bangu 1. Segundo o magistrado, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido anteriormente que, por ser "colaborador", Cabral não poderia ficar preso com outros corréus ou condenados. A defesa afirma que nenhuma irregularidade foi encontrada na cela de Cabral.