Denúncias ocorridas na internet somam 969 casos, segundo dados do Disque 100
Entre as credenciais brasileiras estão mais de 70 mil senhas da administração pública como de e-mails da Câmara dos Deputados, do STF e da Petrobras.| Foto: Bigstock

Mais de 10 milhões de senhas de e-mails de brasileiros foram expostas na internet em um vazamento global de 3,2 bilhões ocorrido no começo de fevereiro. Entre as credenciais brasileiras estão mais de 70 mil senhas da administração pública como de e-mails da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Petrobras. Os números foram obtidos após análise exclusiva para o jornal O Estado de S. Paulo feita pela empresa de cibersegurança Syhunt.

O vazamento ocorreu no começo de fevereiro e traz 3,28 bilhões de senhas para cerca de 2,18 bilhões de endereços únicos de e-mail. O arquivo de 100 GB foi publicado no mesmo fórum onde, em janeiro, hackers colocaram à venda bases de dados que comprometeram 223 milhões de CPFs, 40 milhões de CNPJs e 104 milhões de registros de veículos. O vazamento de senhas foi disponibilizado integralmente de forma gratuita - qualquer pessoa pode baixar.

Entre as informações de brasileiros, existem pelo menos 10 milhões de senhas. Esse é o número de credenciais referente apenas a e-mails do domínio ".br" - cerca de 26 milhões de domínios em todo o mundo foram afetados. No total, 68.535 senhas de e-mails no domínio "gov.br", usado pela administração pública, foram afetadas. Outras 4.589 senhas do domínio "jus.br" foram disponibilizadas, o que inclui senhas do STF.

Além disso, 218 senhas do domínio "camara.leg.br" estão listadas. Além disso, e-mails de mais deputados aparecem na base "camara.gov.br". Já o domínio "senado.gov.br" tem 547 senhas vazadas. Também foram encontradas no vazamento 8.863 senhas ligadas à Petrobras.