Reforma da Previdência para Estados e Municípios: não entra na PEC
Após tentativas, inclusive de prefeitos, votação da reforma da Previdência não incluirá estados e municípios em emendas.| Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

O projeto de reforma da Previdência que será avaliado pelos deputados federais nesta quarta-feira (10) não incluirá os servidores municipais e estaduais. Na terça (9) houve movimento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para a inclusão de cidades, ainda que sem os estados, na reforma da Previdência. Contudo, isso não deve mais ocorrer.

Os estados e municípios não haviam sido considerados no relatório sobre a proposta elaborado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Mas como o tema é defendido por líderes do PSL, do Novo e pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), havia a possibilidade de que o tema fosse apreciado pelo plenário. Porém, eles identificaram que a iniciativa não tinha a adesão do quórum mínimo para a aprovação. O tema pode voltar à reforma quando o projeto for avaliado pelo Senado, ou mesmo em uma nova proposta.