i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Relação entre Poderes

Congresso já fez Bolsonaro de “rainha da Inglaterra” por 9 vezes; e isso pode se repetir

  • Por Roger Pereira
  • 03/02/2020 20:37
Os projetos de Bolsonaro que foram barrados pelo Congresso em 2019
Jair Bolsonaro discursa em sua posse no Congresso: parlamentares derrubaram série de propostas do presidente em 2019.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro reclamou no ano passado que o Congresso queria torná-lo uma espécie de "rainha da Inglaterra" – que, por causa do sistema parlamentarista britânico, reina mas não governa. A declaração foi dada em 22 de junho, quando Bolsonaro anunciou que iria vetar o trecho do projeto do Legislativo que transferia do presidente para os parlamentares o poder de fazer indicações para agências reguladoras.

Não foi a única vez que Câmara e Senado assumiram o protagonismo legislativo, ao mesmo tempo em que o presidente reduzia a participação dos parlamentares na indicação de aliados para cargos no governo. Em 2019, o Congresso buscou controlar a pauta legislativa, barrou iniciativas do Executivo e encaminhou seus próprios projetos em questões caras para o governo. E isso pode se repetir a partir de agora, quando o Congresso retoma seus trabalhos após o fim do recesso parlamentar.

Além do projeto das agências reguladoras, a Gazeta do Povo listou outras oito situações em que o Congresso tomou decisões por conta própria e fez Bolsonaro de "rainha da Inglaterra". A reportagem também traz outras três situações em que isso pode voltar a ocorrer em 2020.

Casos em que o Congresso fez Bolsonaro de rainha da Inglaterra em 2019

1. Decreto das armas

Uma das principais bandeiras da campanha de Jair Bolsonaro, a flexibilização das regras para aquisição, posse e porte de armas virou novela. Depois de determinar por decreto a alteração da legislação, aumentando o rol de pessoas que poderiam pedir o porte e ampliando a posse na área rural, o governo viu sua medida ser rejeitada pelo Senado. O Planalto então recuou, revogou seu próprio decreto e editou outros três sem os pontos considerados polêmicos. Também apresentou um projeto de lei para que as propostas excluídas dos novos decretos fossem discutidas no Congresso.

2. Demarcação de terras indígenas

Outra proposta cara a Bolsonaro que empacou por causa do Congresso foi a transferência da responsabilidade pela demarcação de terras indígenas da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Agricultura. A primeira tentativa, por meio da Medida Provisória (MP) 870, foi rejeitada em maio, quando o Legislativo determinou que a demarcação retornasse à Funai, e que a Funai voltasse a estar subordinado ao Ministério da Justiça (a MP estabeleceu a transferência do órgão para a Agricultura).

O presidente enviou nova MP em junho determinando novamente que a demarcação das terras indígenas fosse submetida à pasta da Agricultura. Mas o Senado devolveu a medida provisória, sem apreciá-la, argumentando que a Constituição impede que uma MP rejeitada seja reeditada no mesmo ano. A medida provisória também foi derrubada liminarmente pelo Supremo Tribunal Federal.

3. Abuso de autoridade

Eleito com o discurso de combate à corrupção e de apoio à Lava Jato, Bolsonaro viu (sem ter muito o que fazer) o Senado desengavetar e aprovar o projeto de lei que pune o abuso de autoridade por parte de integrantes do Judiciário, do Ministério Público e das polícias. A proposta, que já havia sido aprovada na Câmara durante o governo do ex-presidente Michel Temer, era criticada por integrantes da Lava Jato e pelo ministro Sergio Moro. Segundo eles, o projeto cria constrangimento para juízes, promotores, procuradores e policiais investigarem e punirem corruptos. Bolsonaro vetou 33 dispositivos do projeto. Mas 18 vetos foram derrubados pelo Parlamento.

4. Transferência do Coaf para Moro

Uma das exigências do ex-juiz Sergio Moro para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública era ter sob sua responsabilidade o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) – que até o governo Temer era subordinado ao Ministério da Fazenda. A transferência foi contemplada na proposta de reforma administrativa enviada por Bolsonaro ao Congresso. Mas deputados e senadores barraram a mudança e mantiveram o Coaf no Ministério da Economia, que sucedeu o Ministério da Fazenda. Mais adiante, o próprio Bolsonaro decidiu transferir o Coaf para o Banco Central. Desta vez o Congresso aprovou a proposta do governo.

5. Excludente de ilicitude

O excludente de ilicitude – mecanismo para impedir a punição de policiais que matam no exercício de sua função – foi uma das promessas de campanha de Bolsonaro. A proposta foi incluída pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, no pacote anticrime que enviou ao Congresso. Mas o dispositivo foi retirada do projeto pelos deputados antes mesmo de chegar ao plenário. O pacote de Moro, aliás, perdeu uma série de outros pontos propostos pelo governo e viu ser incluído nele propostas que não faziam parte do projeto original – tal como a criação do juiz de garantias.

6. Orçamento impositivo das emendas do Congresso

Um dos objetivos do governo Bolsonaro é desengessar o orçamento para ter maior autonomia e flexibilidade no uso de recursos públicos. Mas, exatamente no sentido contrário, o Congresso tirou da gaveta em 2019 uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que estava parada desde 2015 e aprovou a ampliação do chamado orçamento impositivo. Com a mudança, o governo passou a ser obrigado a executar todas as emendas parlamentares ao orçamento e não só as emendas individuais, como ocorria anteriormente. A medida obriga o governo a executar todas as emendas das bancadas estaduais no Congresso – que somam cerca de R$ 3 bilhões por ano.

7. Fim da obrigação de publicar balanço em jornais impressos

A medida provisória do presidente Jair Bolsonaro que desobrigava empresas de publicar seus balanços em jornais impressos perdeu a validade sem que o Congresso a apreciasse. A decisão dos parlamentares de não votar a MP foi deliberada. Na comissão mista do Congresso que analisou a medida provisória, a maioria dos parlamentares foi contra. No entendimento de grande parte dos congressistas, a MP era parte da briga do presidente com parte da imprensa. Como a publicação dos balanços é uma fonte de receita para os jornais, a desobrigação afetaria as finanças de veículos de comunicação.

8. Sigilo das informações

Uma das primeiras medidas do governo Bolsonaro, editada ainda em janeiro de 2019, sofreu revés na Câmara. O decreto que ampliava o rol de autoridades que poderia classificar documentos oficiais como secretos (15 anos de sigilo) e ultrassecretos (25 anos de sigilo) foi rejeitado pela Câmara. Bolsonaro revogou a proposta antes de ela ser discutida pelo Senado.

Propostas de Bolsonaro que podem ser ignoradas pelo Congresso em 2020

1. Reforma tributária: do Congresso ou do governo?

O governo Bolsonaro prometeu ao longo de 2019 enviar ao Congresso um projeto de reforma tributária. Mas, até agora, não apresentou sua proposta – embora assegure que vai fazer isso em breve. Enquanto isso, Câmara e o Senado já estão discutindo seus próprios projetos para mudar o sistema de cobrança de impostos no país. A proposta da Câmara teve até o apoio da oposição e passou rapidamente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

2. Fim do monopólio da UNE na confecção da carteira estudantil

A Medida Provisória 895, editada por Bolsonaro em 6 de setembro, criou a Carteirinha de Estudante Digital e acabou com o monopólio da União Nacional dos Estudantes (UNE) na emissão do documento. A MP determina que qualquer estudante pode solicitar sua identificação estudantil por meio de aplicativos disponíveis em lojas virtuais e passa a ter direito, a custo zero, a uma carteirinha que pode ser usada para solicitar, por exemplo, a meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

A mudança, contudo, possivelmente não terá vida longa. Em princípio, Câmara e Senado não vão apreciar a MP 895 – nem sequer iniciaram os trabalhos da comissão que deveria avaliar a norma. Com isso, a medida provisória perderá validade no próximo dia 16 de fevereiro. E a UNE vai reassumir o monopólio de emissão das carteirinhas de estudante.

3. Mudanças no Código de Trânsito

Bolsonaro levou pessoalmente ao Congresso, em 2019, uma proposta para alteração no Código de Trânsito. Mas, na comissão especial da Câmara criada para analisar a proposta, o projeto recebeu um substitutivo com mais de 100 alterações ao que havia sido proposto pelo governo. Os deputados alteraram a ideia de Bolsonaro para subir de 20 para 40 pontos na CNH o limite para a suspensão do direito de dirigir. Eles também decidiram manter a punição para o motoristas que não utilizar a cadeirinha no transporte de crianças (o presidente queria acabar com a punição). A Câmara também tirou do projeto do governo a proposta de acabar com a exigência do exame toxicológico para motoristas profissionais. Bolsonaro chegou a reclamar das alterações.

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Cecília

    ± 18 dias

    Nessa eleição vou votar em alguém da esquerda ou da direita, mas nunca nesse Centrão de mmeerrddaah.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mauricio

    ± 18 dias

    Mesmo quase vomitando (com asco), tenho que dizer que ainda bem que temos esse congresso, mesmo torto do jeito que é, pois senão teríamos um Lula (do lado da esquerda) ou o Bolsonaro (do lado da direita) querendo ser um soberano (para não dizer ditador) ao estilo Hugo Chaves, Maduro, Allende, etc.. Aqueles "traíras" ainda conseguem colocar um freio na ânsia de poder dos nossos governantes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 18 dias

      Vai ser burro assim em cuba, joão mauricio...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 18 dias

    É por isso que a imprensa adora tanto o Rodrigo Maia e o Alcolumbre, porque eles são uma oposição ao Executivo que eles não engolem. Afinal eles são progressistas. Para a mídia esse Congresso vai refrear supostas tentativas “autoritárias” do governo, e conservadoras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel Jr Hecke

    ± 18 dias

    Congresso e Senado ferrou com o povo mais de 9 vezes... Sem falar das leis que aprovaram contra os interesses do Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henrique Vicentin de Oliveira

    ± 18 dias

    "A responsabilidade não é do presidente, é da população que durante anos encheu Senado e Câmara de parasitas. O Presidente se vê de mãos atadas quando a própria população não se revolta com seus próprios políticos. Nós não fazemos idéia de como votam nossos deputados e senadores, eleitos em nosso próprio quintal. Na realidade, não participamos nem de nossas reuniões de condomínio pra saber quantos e quem votou em algo que nos desagrada." E assim seguiremos, contratando funcionários que entram em nossas casas e tomam a posse delas, pq achamos que bastava contratar alguém pra tomar as decisões que temos preguiça e achamos chatas de tomar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • J

      João Mauricio

      ± 18 dias

      Não se esqueça que o Bolonaro era um desses parasitas!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André

      ± 18 dias

      Quanto aos deputados a maioria nem é eleito, eles vem carregados pelos votos do partido ou coligação. Urge mudar esse sistema. Umas porcarias como essa que nem foram eleitos tem mais poder que o nosso presidente eleito.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cassiano

      ± 18 dias

      Na mosca!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jair Lenzi

    ± 18 dias

    Dificil gostar/aceitar maia/botafogo. Mas ele atua na falta de convicção e interesse do pres em agir. O pres optou por trair todas as promessas moralizadoras q fez e no sentido econômico nunca partilhou nada q não fosse corporativista. Os militares q poderiam ser um grupo q equilibraria a balança, fazem o mesmo q fizeram durante os 13 anos de roubalheira desenfreada do PT: põe o rabo no meio das pernas e vão pro quartel comer seu bacalhau, camarões e picanha. E, o povo ......., bem esse é um componente a sequer ser considerado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 18 dias

      Burro é o cara que cai nesse papinho de acéfalos...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSÉ IVALDO

    ± 18 dias

    Rodrigo Maia e Dias Toffoli botando o Poder Executivo no bolso enquanto os "analistas políticos" continuam achando o Bolsonaro um risco autoritário a democracia. Ahammm.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    wilsan

    ± 18 dias

    ***, QUE PAÍS É ESTE ? QUE PRESIDENTE FROUXO ! COM OS MILITARES PORQUE NÃO FECHAM ESTAS DROGAS DE CÂMARA E SENADO... QUE MRD. PRENDAM LOGO ESTES COMUNISTAS INIMIGOS DA PÁTRIA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J Pietrochinski

    ± 18 dias

    Graças a D'us que temos um congresso e um sistema político que age assim. Cada projeto sem pé nem cabeça que nos causa arrepios. O presidente queria ser um monarca absolutista, nenhuma capacidade para isso ele tem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    ± 18 dias

    O resumo do Brasil é isso , quem sempre governa na verdade são os picaretas e caciques que se mantém na política investindo dinheiro desviado , em seus currais eleitorais ,onde o povo se vende sem saber que está se afundando e afundando seu futuro mas mãos de vigaristas , e assim o país continua sempre piorando , a maior reforma que o Brasil necessita e a reforma dos políticos, sem ela nenhuma outra vai passar sem ser desfiguradas e invertidas pra prejudicar a nação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ADERVAL C FORSTER

    ± 18 dias

    Temos que continuar a faxina no congresso e no phoder todo, e neste ano temos uma bela faxina aa fazer nas prefeituras e câmaras de vereadores. Temos que eleger gente que ajude o país, e consequentemente o povo, e não gente que só enxerga o próprio umbigo e quer viver das mordomias de **********, a maioria só trabalha um (1=hum) dia por semana. Em 2018 teve início a faxina, temos que continuar neste ano e completar em 2022. Vamos lá, gente fina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    ± 18 dias

    A ideia absurda de não exigir exame toxicológico dos caminhoneiros foi muito bem recusada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Daniel Jr Hecke

      ± 18 dias

      Sei. O negócio é deixar os caminhoneiros fazendo barbáries... matando familias... Caminhoneiros com medo do que?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salo

    ± 18 dias

    Lamentável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Piarini

    ± 18 dias

    Fico imaginando se isso fosse o contrario, onde o Presidente ignorasse o congresso qual seria o titulo da materia e tambem o alarde da imprensa. Tem politico que ainda acha que estamos nos anos 90 ou na decada passada, onde a imprensa manipulava com 100% de resultado o eleitorado. Esses ainda acham a internet algo secundario que só serve para jogar e fazer compras, mas mal sabem que esse véu protetor da midia em nada esconde o que fazem. Nesse ano muito "protagonista" do congresso vai quebrar a cara nas eleições, e 2022 nao sera diferente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Tadeu Furquim

    ± 18 dias

    O congresso é a fotografia da população. Tal qual, uma boa parte da população, quer levar vantagem em tudo. Mercenários, imorais e hipócritas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    STF

    ± 18 dias

    Um povo com mentalidade de terceiro mundo nunca vai eleger um executivo e legislativo de primeiro. É o que tem acontecido desde que inventaram o Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 18 dias

    Um titulo mais adequado seria: " Por que o Congresso imoral e' contra o Brasil?" . Nao e' nada engracadinho como faz parecer o titulo atual. E' imoral e repugnante que congressistas hipocritamente se protejam com segurancas armados pagos com nosso dinheiro e nos neguem o acesso a protecao das nossas proprias vidas. E' imoral e deshumano que mantenham os indios como um trofeu de carne humana a ser apreciado ignorando todas as suas expectativas e negando-lhes o direito a propriedade privada. E' imoral que tentem cada vez mais normalizar o crime e destruir a credibilidade daqueles que o combatem. E' imoral que se sintam desobrigados de utilizar com zelo nosso dinheiro. E' um Congresso imoral.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Indignado

    ± 18 dias

    Um recadinho ao Exmo. Sr. Rodrigo Maia, ao Exmo. Sr. Davi Alcolumbre, aos Deputados e aos Senadores que estão dificultando a governabilidade do País. A depender de mim e dos meus mais de 57 milhões de “COLEGAS de VOTO”, os quais decidiram por mudanças, os senhores não serão REELEITOS, nem mesmo para outros cargos eletivos. Saibam que no momento "DO VOTO" é “NÓS ELEITORES” que estaremos no comando dos destinos do País. “NÃO DUVIDE DA FORÇA DO NOSSO VOTO” Pensem nisso. MUDA BRASIL!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 18 dias

    Chamada deveria ser, "congresso já fez o povo de bobo por 9 vezes"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 18 dias

      Helio: O povo é trouxa e iletrado, não se pode esperar muito e enquanto não acabar o coeficiente eleitoral, o Maia ainda vai continuar sendo eleito.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • H

      Helio

      ± 18 dias

      O próprio povo se fez de trouxa quando elegeu este congresso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]