• Carregando...
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou “o descaso” do governo com a segurança pública, mas disse que culpar o ministro da Justiça não é a solução.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou “o descaso” do governo com a segurança pública, mas disse que culpar o ministro da Justiça não é a solução.| Foto: Roque de Sá/Agência Senado.

O senador Ciro Nogueira (PI) afirmou que convocar o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para prestar esclarecimentos sobre a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) “só cria barulho”. Parlamentares de oposição pretendem convocar o ministro para uma audiência na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime na Câmara dos Deputados.

Nogueira, que é presidente nacional do PP, criticou “o descaso” do governo petista com a segurança pública, mas disse que culpar o novo ministro da Justiça não é a solução. “O descaso do governo do PT com a segurança é fato! Mas não temos de nos igualar a eles nos erros. O novo ministro da Justiça acabou de assumir. Culpá-lo e fazer política com a fuga dos presídios federais, convocando-o ao Congresso, só cria barulho. Solução, não”, afirmou o senador no X.

“O Brasil quer solução. Que o ministro possa mostrar a que veio. A oposição responsável quer o melhor para o país e não o pior para ninguém. Já passou da hora de o governo do PT agir com firmeza. Tudo tem limite”, destacou Nogueira.

Na manhã desta quarta (14), dois presos fugiram da unidade de segurança máxima. Eles seriam vinculados ao Comando Vermelho e estavam detidos anteriormente em Rio Branco, no Acre. Esta é a primeira fuga de uma penitenciária federal desde que o sistema foi criado em 2006. Os detentos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, vulgo Querubim, Chapa, Cabeça de Martelo ou Martelo; e Deibson Cabral Nascimento, conhecido como Tatu, Deisinho ou Deicinho.

Lewandowski afastou a direção do presídio e nomeou o policial penal federal Carlos Luis Vieira Pires como interventor da penitenciária. Mais cedo, o Secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, concedeu uma coletiva, mas evitou detalhar como a fuga ocorreu na unidade de segurança máxima. Segundo Garcia, a perícia no local deverá ser concluído nesta sexta-feira (16).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]