i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Pandemia da Covid-19

Brasil descarta “bons exemplos” e se alinha a México em estratégia de reabertura

  • 10/06/2020 20:46
Comércio esvaziado no Rio de Janeiro, por causa da pandemia da Covid-19
Comércio esvaziado no Rio de Janeiro, por causa da pandemia da Covid-19| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Com aumento diário nos registros da Covid-19 e dificuldade na articulação de ações para combater a pandemia, o Brasil se junta a México e Índia no time dos países com estratégias controversas de retomada da atividade econômica. A constatação é com base nos evidentes contrastes com exemplos tidos como mais bem sucedidos na retomada.

Enquanto Alemanha, Itália e Espanha, por exemplo, esperaram baixar suas curvas de contágio para relaxar as medidas de isolamento, brasileiros, mexicanos e indianos reabrem suas economias em pleno avanço da pandemia.

CONFIRA os números de infectados e mortos pela Covid-19

Além disso, o Brasil difere das nações que começam a dar sinais do controle da Covid-19 ao não centralizar as ações. Desde o início da pandemia, com o embate entre presidente da República, governadores e prefeitos sobre a necessidade do isolamento, as estratégias passaram a ser geridas por estados e municípios à revelia de qualquer articulação central. Quase um arremedo de reaberturas. Se um estado optar por implementar um lockdown (fechamento de qualquer atividade não essencial) e o vizinho derrubar qualquer restrição, nada impede que o vírus passe de um lado a outro, já que, via de regra, não está proibida a circulação de pessoas infectadas.

“Os estados ficaram se movimentando numa espécie de areia movediça por meses. Estamos condenados a permanecer em um círculo vicioso que somente uma ação coordenada do governo federal permitiria estancar”, disse recentemente ao Estadão Conteúdo o professor especialista em geografia da saúde Raul Borges Guimarães, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Para especialistas, ainda mais séria é a falta de um programa de retomada irrefutável do ponto de vista científico. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a mais afetada pela pandemia no Brasil, a reabertura iniciada nesta semana é contestada pelas plataformas Covid-19 Brasil e Ação Covid-19, formada por cientistas e profissionais de saúde ligados a universidades.

A capital está inserida em um plano estadual que estabeleceu critérios que permitem ou proíbem a abertura de comércio, shoppings e parques, por exemplo. Na concepção das plataformas, esses critérios (leitos de UTI e evolução do contágio, por exemplo) deveriam ser analisados de forma conjunta. Hoje, cada um deles recebe uma pontuação e têm pesos diferentes.

Nota técnica das plataformas indica que a cidade corre o risco de perder o que conquistou durante dois meses de medidas restritivas.

Estados como Amazonas e Rio de Janeiro também têm estão em processo conturbado de reabertura. No caso do Rio de Janeiro, segunda unidade da federação em número de mortos e contaminados, a Justiça chegou a barrar os decretos de flexibilização emitidos pelo governo.

A ação, movida pelo Ministério Público fluminense, pedia que o Executivo mostrasse estudo técnico baseado em evidências científicas e em análises sobre as informações estratégicas em saúde, vigilância sanitária, mobilidade urbana e segurança pública que justificassem a reabertura. A liminar foi derrubada poucas horas depois. Os critérios técnicos ainda não são claros.

A alta taxa de contestações, na visão da médica epidemiologista e estudiosa de gestão de Saúde Marcela Tavares, difere a estratégia de reabertura brasileira da norte-americana, por exemplo. “Nos Estados Unidos, os números de contágio ainda são altos [apesar de a curva ser descendente]. Por lá, no entanto, a aposta tem sido testagem em massa e monitoramento dos infectados. Os planos são muito claros e sólidos. Por aqui, não sabemos exatamente nem quantos são os casos reais”, define.

A falta de parâmetros para este acompanhamento é explicitada também pelo setor de Estudos Latino-Americanos da Universidade Johns Hopkins. De acordo com os técnicos, países como o Reino Unido – que também está reabrindo – testam 10 vezes mais do que o Brasil. Na leitura da instituição, em cenários como este, a tendência é ter que fechar e reabrir mais vezes a atividade econômica.

Sem um modelo com respaldo científico sólido, o Brasil caminha lado a lado com países de estratégia de retomada contestadas – sobretudo por não seguir critérios indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e entidades internacionais correlatas. “Quando os países seguem estratégias divergentes, todos pagamos um preço alto por isso”, disse em maio Antonio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU)

Possíveis caminhos para a retomada pós-Covid-19

Ainda que em um cenário desfavorável nas linhas gerais, alguns poucos estados e cidades têm tido êxito nas estratégias de retomada da normalidade, indicando um possível caminho para os vizinhos de território.

Em Minas Gerais, o governo optou por reabrir a economia dividindo o estado por cores que representam riscos. O estado ainda vem registrando novos casos e óbitos, mas em um ritmo muito mais lento do que o resto do país. Além disso, taxas de mortalidade e incidência pelo número de habitantes ainda estão entre as mais baixas do país. A ocupação de leitos de UTI é estabelecida pelo governo como uma das medidas de controle. Se aumentar, o governo afirmou que pretende voltar com medidas restritivas.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina seguem uma reabertura parecida e também mantém avanço da pandemia relativamente controlado. Há o temor, porém, de que o inverno os números avancem mais rapidamente.

Como os Estados Unidos pensaram sua reabertura

A estratégia norte-americana está baseada em um elevado número de testes e no acompanhamento dos infectados (com quem ele vive ou tem contato) – o Brasil não tem tido sucesso em nenhuma dessas ações. Na maioria dos estados norte-americanos, as medidas de restrição começaram em março. O relaxamento se iniciou com mais força no fim de maio, exceto os mais afetados. Muitos destes estados, porém, já registraram alta nos números da Covid-19.

O Texas, que foi um dos mais atingidos pela pandemia, tem reportado aumento de 55% nos casos desde que começou a reabrir, em abril, antes do resto do país. O resultado contrasta com o resto do país, que tem visto a curva descer nas últimas semanas.

Segundo informações locais, o estado falhou em uma de suas propostas: a de conseguir mapear os contatos de pessoas infectadas (a ideia era acompanhar e testar todas as pessoas com quem elas tiveram contato). A falha custou o controle da pandemia em solo texano, embora o sistema de saúde local alegadamente esteja em uma situação confortável para atender novos doentes.

O Texas – com seus 29 milhões de habitantes – tem 77 mil infectados e registou 1,8 mil mortes. Se fosse um estado brasileiro, seria o segundo com mais casos confirmados, atrás apenas de São Paulo. Mas, o sexto em mortes, o que sugere que o estado consegue testar pessoas com sintomas leves ou é mais eficiente no tratamento de pessoas infectadas.

Vale acompanhar a situação em uma cidade em específico. Com mais de 8 milhões de habitantes, Nova York é o epicentro da doença no país. Por lá, as medidas de flexibilização começaram no dia 8 de junho, exatamente 100 dias após um fechamento rigoroso. Transporte público e comércio reabriram, com medidas de proteção como máscaras e álcool gel distribuídos para a população.

O afrouxamento na cidade está atrelado ao índice de novos casos registrados: não pode passar de 15% dos testados. Está em 3%, após seguidas quedas, que identificam curva descendente de avanço da Covid-19.

Nova York tem 207 mil infectados e 17 mil mortes – números mais elevados do que de qualquer local brasileiro.

Altamente afetada pela Covid-19, Espanha tem retomada gradual

O país é considerado um bom exemplo pela comunidade científica porque foi um dos mais severos em seu fechamento. Somente no fim de maio suas principais cidades, Madri e Barcelona, passaram a relaxar o lockdown, que durava desde março (em outras cidades o afrouxamento começou antes). Há duas diferenças em relação ao Brasil: o nível de restrição, mais elevado entre os europeus, e o momento de reabertura, que no país ibérico se deu quando as curvas de contágio caíram severamente.

No dia 1º de junho, por exemplo, a Espanha registrava 209 novos casos. Um mês antes, eram 1,2 mil. Desde o relaxamento, o país não vem registrando aumento de casos. Cabe ponderar que medidas como limitação de número de pessoas, uso de máscaras e o fechamento das fronteiras ainda estão impostas no país.

Sem planos, México quer até setor turístico aberto nos próximos dias

O México é o país onde a reabertura mais parece a brasileira. Com altas diárias de novos casos, os mexicanos passaram a retomar atividades importantes para a economia do país, como mineração e construção, barradas desde abril. Nos próximos dias, devem reabrir o setor turístico de locais como Cancún.  A reabertura iniciou no dia 1º de junho. Para exemplificar o momento que o país vive: no dia 4, o número de novas infecções superou 4,4 mil; cerca de 10 dias antes, eram 2,7 mil.

Apesar dos números desfavoráveis, o presidente mexicano Manuel Lopez Obrador tem dado seguidas declarações de que o vírus estaria controlado no país, que soma mais de 14 mil mortes e 120 mil infectados – a soma de novas mortes não é clara no país, mas fontes estimam que caminha para os mil registros diários.

Desespero econômico é motor na Índia

Outro "mau exemplo", a Índia começou a retomar as atividades nesta semana. O país passou a permitir o funcionamento de templos, shopping centers e restaurantes – com recomendações como máscaras e distanciamento. O lockdown do país foi um dos mais severos, com suspensão de transporte público, proibição de saídas injustificadas e fechamento de comércio desde abril.

O grande problema é que os asiáticos estão entre os países mais afetados pela Covid-19 neste momento. O país tem mais de 270 mil infectados e registrou, até aqui, mais de 7 mil mortes. Enquanto no meio de maio, quando ainda tinha medidas restritivas, a taxa de novas infecções girava em torno de 4 mil casos por dia; em junho, começou a bater 9 mil.

Os números indianos são precários e contestados por uma série de entidades no país, que alegam incapacidade em rastrear as mortes no país.

A decisão da reabertura, no entanto, é respaldada por boa parte da comunidade política em um país de 1,3 bilhão de habitantes e uma taxa elevada de pobreza, em que boa parte da população depende de ganhos informais no dia. O Centro de Monitoramento da Economia da Índia indica que 122 milhões de indianos perderam o emprego somente em abril.

75 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 75 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Cecília

    ± 15 horas

    Países pobres como o México, a Índia e o Brasil não podem ficar em quarentena a vida inteira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    peace!

    ± 18 horas

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério R

    ± 20 horas

    Talvez devido as sequelas neurológicas derivadas da doutrinação esquerdista sofrida nas faculdades, os esquerdo-jornalistas crêem que o "o grande deus estado" tem o poder de varrer o vírus do mapa com medidas elementares! Não percebem que a "ciência" se contradiz diariamente por não conhecer o vírus recém-chegado e a maioria de suas "orientações" não passam de "palpites"! Vejam a quantidade de idas e vindas dos "cientistas" da OMS! Ninguém tem as respostas necessárias que governantes precisam para ser assertivos! Além disso, os países são diferentes, os estados são diferentes, as cidades são diferentes, então, até termos uma vacina não há solução óbvia e padrão para todos!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério R

    ± 20 horas

    ... O maior problema, foi o criado pelos graves "erros" de pseudo-cientistas e pela mídia esquerdista que aproveitou-se da situação para impor a narrativa de um problema catastrófico e uma solução mágica, baseada em trancar uma parte da população em casa (para que a outra parte, aquela que criou a narrativa do problema grave, possa levar sua vida normalmente)! E quem discordar é "genocida"! Todos os problemas da humanidade foram resumidos aos óbitos que podem ser atribuídos ao comunavirus (até acidente de trânsito); o resto não importa! Políticos esquerdistas adoraram a idéia: "salvar" o povo comprando sem licitação (o sonho socialista)! E ainda por cima, culpar Bolsonaro para derrubá-lo!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério R

    ± 20 horas

    ... Cidadãos algemados, comerciantes presos, bandidos soltos, tudo de acordo com a narrativa imposta pela "mídia científica" e nada deu certo! O vírus continuo seu caminho, mas os quarentenistas não desistem! Sua arrogância lhes concede a certeza da razão e querem "provas científicas" para tudo o que não gostarem! Agora que os hospitais de campanha superfaturados estão vazios e ficou claro que não haverá falta de leitos, já não querem mais "achatar da curva", isso não é mais suficiente, já assumiram que querem mesmo é destruir o País! A mídia "dobrou a meta" e quer impor a ilusão de que se todos ficarem em casa não haverá mais mortes! Claro que esqueceram de combinar com o vírus!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Martinelli

    ± 22 horas

    Pelo visto a gazeta quer que todos morram de fome, chega de prisão domiciliar!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Munhozdarocha Guimarães

    ± 22 horas

    Países continentais comparados com países pequenos, desenvolvidos com subdesenvolvidos, ricos com pobres? Cada estado brasileiro é do tamanho de um país inteiro na Europa. Afinal quem está acertando?Cansativa essa matéria, massa insípida de palavras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 22 horas

    Marko Kolanovic,chefe de pesquisa do J.P. Morgan,avalia q governantes se assustaram com "artigos científicos falhos" e decretaram lockdowns "ineficientes ou atrasados" que destruiram empresas, empregos e vidas sem, contudo,mudar o curso da pandemia https://t.co/6s5LIuJOLw

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jared280

      ± 22 horas

      Ninguém alguma vez sugeriu que isolamento/distanciamento social serviriam para impedir a pandemia. Não ninguém sério, ao menos. Essas medidas são o único paliativo conhecido para atrasar a subida do número de casos, dando tempo para o sistema de saúde se preparar e, no curso da pandemia, dar chance a maior parte de pessoas acessar leitos de UTI (já que o ciclo completo da doença leva ao menos 14 dias, resultando em que, em um único mês, apenas DOIS pacientes possam ocupar um mesmo leito). Assim, quem afirma que o isolamento é medida ineficaz para debelar a pandemia, merece o esquecimento, porque sua proposição é errada no pressuposto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Gurgel

    ± 23 horas

    O STF que sempre esteve à frente, devia baixar uma MP para orientar os estados federativos de como proceder.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Deco Bamba

    ± 23 horas

    GP teve recaída e reconhece que o Bozo errou feio no Brasil no combate à pandemia. A bagunça toda foi criado pleo lunático do planalto que sabe dar somente maus exemplos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Jared280

      ± 22 horas

      Como disse ante, aqui: a GP já percebeu que o desgoverno Bozoasno é um Titanic vazando água por todos os cantos, e que apenas o Bozo, e sua trupe olavista, ainda tocam violinos no convés. Os espertos já foram para os salva-vidas há tempo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz Felipe Lehman

      ± 23 horas

      Os estados e municípios são os responsáveis pelo combate ao CIVID. Deixem de ser covardes e assumam seus erros

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 24 horas

    Manchete tendenciosa. "QUEM DIZ O QUE É BOM EXEMPLO E O QUE NÃO É! CARA PÁLIDA!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Felipe Lehman

    ± 24 horas

    Comparar México. Índia e Brasil com a Alemanha, Espanha e Estados Unidos sem considerar que os três últimos tem condições econômicas bem melhores do que os três primeiros é no mínimo burrice ou é achar que os leitores são idiotas. Segundo o índice de óbitos por milhão de habitantes no Brasil é bem melhor do que os países europeus.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 1 dias

    Lockdown nacional é coisa de malucos e irresponsáveis. Milhares de cidades brasileiras tem nenhum ou pouquíssimos óbitos por COVID-19. Na minha cidade, foram apenas duas mortes por coronavírus, um índice insignificante. As pessoas devem ser livres para cuidar da sua saúde como quiserem. Quem tem medo fica em casa, quem prefere ou precisa trabalhar vai para a rua. Ninguém morreu no Brasil por falta de atendimento. E a quarentena jamais vai conseguir fazer com que o vírus suma por mágica, vamos conviver com ele por meses ou anos, até uma efetiva imunização de rebanho. Ou vacina, ou mutação benigna, duas incertezas...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 19 horas

      Jared280: E você foi extremamente desonesto ao querer colocar no colo do Bolsonaro a crise econômica. Logo ele, que foi o ÚNICO político que comprou a briga e recomendou que as pessoas seguissem trabalhando, com precauções, mas sem quarentena ou lockdown. Prefeitos e governadores é que mandaram fechar os negócios, o Governo Federal jamais deu uma ordem nesse sentido.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 19 horas

      Jared280: O Brasil rachou mesmo, eu nem escuto o que esquerdistas e extrema-imprensa, são todos picaretas, fanáticos ou malucos, ou uma mistura dos três. Sigo trabalhando, saio para a rua quando bem entendo e não ligo a mínima para essas sandices da OMS e de esquerdistas. Estou bem de saúde, ganhei dinheiro, paguei muita gente também, vida normal. Quer ficar em casa, fica e não torra a paciência dos outros. Fico com dívida de gratidão ao Bolsonaro por respeitar minha liberdade. Terá meu voto contra esses tiranetes que querem me trancar em casa e quebrar minha empresas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jared280

      ± 22 horas

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 24 horas

      E agora é tarde para querer colocar a culpa no Bolsonaro, principal objetivo do artigo. O STF deixou bem claro: GOVERNADORES E PREFEITOS SÃO RESPONSÁVEIS pelas medidas sanitárias. Assim, o estrago na economia e as mortes caem no colo deles.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Nielsen

    ± 1 dias

    Se fizer a conta em mortos por milhão de habitantes, os paises da Europa Ocidental são péssimos exemplos. Os paises da Europa do Leste foram muito melhor (olha a Ucrania ou a Bielorussia). Nem falar do Catar, que não parou a construção da infraestrutura da copa do mundo. Para midia que torce pelo virus, bom exemplo é quebrar o país. A Espanha está com 25% de desemprego além de fabricas fechadas para sempre. Nem falar do alto numero dos mortos por milhão de habitantes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Buss Back

    ± 1 dias

    Definam "mau exemplo"...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elias a reinaldin

    ± 1 dias

    Quantas cidades ficaram fechadas no Brasil sem nenhum caso. Queimaram a largada. Quantos duas demora prauma economia entra em colapso se parada?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 1 dias

    Conversinha mole da GP... Ainda acredita na OMS, que anda nperdida nas proprias falácias, insinua que a culpa é do Gov Federal... Quando na verdade os prefeitos e governadores, juntamente com o stf (minúsculo proposital) são os responsáveis pela bagunça... E inclusive por metidas pra lá de autoritárias... Em resumo: MAIS DO MESMO! Sem credibilidade... E o Uruguai? Que é vizinho nosso? Nada!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    ± 1 dias

    Jornalista do GP, porque não fal do Japão, lá nunca ouve lei de isolamento, governo baixou lei de emergencia mas naõ era impositivo apenas orientação, e hoje economia do pais estão totalamente aberto, e contaminação diaria é de 20 a 30 e morte diario é de 1 ou 2, um pais com 100 milhão , os motivos são simples, o povo acatou doda medida de prevenção anunciado pelo governo voluntariamente, uma lei que não tinha qualquer punição ou multa pela desobediencia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elza Silva

    ± 1 dias

    Que artigo mais sem sentido. O Supremo deu a prerrogativa aos governadores e prefeitos de lidar com a pandemia. Estamos trancados a 3 meses. A OMS neste interim mudou várias vezes de recomendação. Varios cientistas apontam para a não eficiência de quebrarmos o pouco que resta da economia. Enfim, ninguém sabe nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Rubens Farias

      ± 24 horas

      Estude História, a peste negra demorou 1000 anos para se entendê-la, é claro que com a CIÊNCIA que temos hoje não vai demorar tanto, mas não se esqueça que até 6 MESES atrás ninguém sabia da Existência desse Vírus, então é claro que as recomendações vão mudar até que se compreenda bem o comportamento do vírus. MAIS CIÊNCIA E MENOS FANATISMO.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 24 horas

      Os países que tiveram nais mortes fizeram quarentena. Os estados brasileiros com mais restrições são os que tem mais mortes. Suécia e Japão nunca fizeram lockdown e não tiveram explosão de casos. O que as estatísticas mostram é que quarentena são pouco eficientes ou até ineficientes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.H.O

    ± 1 dias

    O que esperar de um governo perdido como esse. Onde o idealismo está acima de tudo. E com gente incompetente nos ministérios da saúde, economia, etc. Depois o GADO vem dizer que Guedes é premiado. Do que adianta ter medalha. Ele está engatinhando quando o assunto é Brasil. Pode ser o primeiro da classe nos EUA, mas isso não importa aqui. Seus ideais estão completamente equivocados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      F.H.O

      ± 24 horas

      O mundo não é binário. Esse é um grande equívoco de pensamento e que leva a ideologias de ódio na população. Governos extremistas agradam apenas extremistas. Por que não podemos ter um governo que não seja extremista? Temos coisas boas da direita e da esquerda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 24 horas

      O capitalismo criou a parte livre e próspera do mundo: Suíça, EUA, Canadá, Reino Unido, etc. O socialismo matou matou mais de 100 milhões de pessoas por repressão política e criou regimes bizarros como Cuba e Venezuela, ou genocidas como Coréia do Norte, Camboja, China maoísta, URSS de Lênin e Stalin, etc. Sobre ideais, a história de infâmias e crimes do marxismo prova: a direita está certa, a esquerda errada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SARMENTO

    ± 1 dias

    A palavra chave agora é: Os especialistas!!! kkkkkkk Só se for aqueles de *****.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gonzaga

    ± 1 dias

    Artigo babaca. Critério técnico e científicos para um organismo totalmente novo e a mesma coisa que defender cientificamente o ecossistema marciano. Que tal pedir pra OMS qual o critério técnico desta semana? A semana que vem pode ser outro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jared280

    ± 1 dias

    O que observamos aqui, a partir da insatisfação de muitos seguidores do Mito, com relação ao título e conteúdo da reportagem, é que a própria GP já se apercebeu do erro que foi ter apoiado a eleição, e dado suporte ideológico para esse JUMENTHO que preside o país. A sutil alteração na linha editorial (que não evitou a GP ser qualificada como fonte de fake news) demonstra que o periódico já iniciou a operação "passa pano em si própria" para, quando o governo Bozo se desintegrar, ela possa ter alguma autoridade para criticar e se posicionar a favor do status quo que vier. E os bozonaristas patetas ainda ruminando milho, para defender um presidente cadavérico. Patético o papel de ambos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 19 horas

      Zéo: Esquerda nunca mais, só tem corruptos e doidos lá. Até aqui, muito satisfeito com o governo atual, Bolsonaro 2022.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zéo

      ± 23 horas

      Não vejo mal algum em redimir-se, quando se percebe o erro. JB era uma dúvida e EU MESMO dizia, naquele terrível 2o turno, que era melhor trocar o certo (volta da corrupção sistêmica com o PT) pelo duvidoso (que tipo de presidente seria JB, apesar de ter sido um medíocre deputado?) Se os responsáveis pela Gazeta do Povo abriram os olhos agora e mudaram a linha editorial da Gazeta, isso é prova de maturidade, consciência e desapego à imutabilidade das convicções. Compromisso com o erro, à luz de todas as evidências, é coisa de adorador fanático que se recusa a raciocinar só para não dar o braço a torcer ou por ingenuidade, burrice, coisas assim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SARMENTO

    ± 1 dias

    Não dá para acreditar em dados enviado por governos ladrão e corrupto! Que ***** é essa?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lausimar

    ± 1 dias

    A ideia então e seguir as recomendações da OMS? Que legal!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 1 dias

    "Para especialistas, ainda mais séria é a falta de um programa de retomada irrefutável do ponto de vista científico"... Aff, quanta ingenuidade e ignorância. Que "especialistas" serão esses? Por definição, só é científico aquilo que pode ser refutado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    O Mito

    ± 1 dias

    A culpa é do STF, pipipi popopó... O presidente faria muito melhor, pipipi popopó... É... bem isso mesmo, vai acreditando no mito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jared280

      ± 1 dias

      Bem por aí. O "faria muito melhor" do Mito era simplesmente encher o c... do povão com cloroquina, e mandar todos trabalharem. A solução "técnica" do Mito sempre foi essa. Alinhada, aliás, com soluções tomadas na Nicarágua, em Madagascar, Zâmbia e outras "potenciais" mundiais que escondem números (ele bem que tentou...) e simplesmente negam a pandemia. Daqui uns anos esses ASNOS que aqui na GP seguem esse demente terão de admitir não só para si, mas para outras pessoas algo como "Meu Deus, onde eu estava com a cabeça quando anui com toda aquela barbaridade?" Simples: sua cabeça estava em uma fossa fétida.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nilson Macan

    ± 1 dias

    O STF definiu que os GOVERNADORES E PREFEITOS tem autonomia para conduzir as politicas de isolamento. AGORA QUEREM responsabilizar o PRESIDENTE por uma politica que ELE SEMPRE FOI CONTRA??? onde está o BOM SENSO? ONDE ESTÁ A RAZÃO. que PAPELÃO EM GP!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • O

      O Mito

      ± 1 dias

      Imagina o numero de mortos sem nenhum tipo de isolamento? Ah nao pera não precisa, ja acabou, vamos ver em 2 ou 3 semanas. VOA BRASIL!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jared280

    ± 1 dias

    Os dados revelados ontem, pelo lo IBGE, apontam para nova DEFLAÇÃO de preços de produtos e serviços, na ordem de -0,38% em maio. Esse índice se junta ao de abril, que fora de - 0,31%. Longe de significar algo positivo, indica que a economia não conseguiu ainda precificar o que pode pedir aos consumidores, que "desapareceram". Isso reforça a tese de que JÁ ESTAMOS EM FORTE RECESSÃO, rumando, neste ritmo, para uma DEPRESSÃO no segundo semestre, aviltada pela política errática do desgoverno Bozo na condução da pandemia e da economia. Ele bem quer jogar no colo de prefeitos e governadores esse mico, mas a paternidade É DELE, já que por força de repartição de competências administrativas e...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cidinei Tiburcio Costa

      ± 1 dias

      Quando vc chama um presidente de bozó, vc se desqualifica, se diminui. Seja técnico, informal sem ser ofensivo, quem pegou o 600 agora vai defender esse governo igual havia defendido o Lula, é só verificar com eles, o STF travou as ações do governo, eles são os responsáveis pelos números da pandemia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MORALES

    ± 1 dias

    Para refletir: 1. quem são esses especialistas de assunto inédito? 2. O STF distribuiu a gestão da pandemia e não é cobrado em absolutamente nada. 3. A precocidade do fechamento da economia, que é pobre, por consequencia, tornou precoce tb o retorno. 4. Novamente essa comparação entre países com economias, demografias e peculiaridades tão diferentes é uma vigarice intelectual.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jared280

    ± 1 dias

    Os dados revelados ontem, pelo lo IBGE, apontam para nova DEFLAÇÃO de preços de produtos e serviços, na ordem de -0,38% em maio. Esse índice se junta ao de abril, que fora de - 0,31%. Longe de significar algo positivo, indica que a economia não conseguiu ainda precificar o que pode pedir aos consumidores, que "desapareceram". Isso reforça a tese de que JÁ ESTAMOS EM FORTE RECESSÃO, rumando, neste ritmo, para uma DEPRESSÃO no segundo semestre, aviltada pela política errática do desgoverno Bozo na condução da pandemia e da economia. Ele bem quer jogar no colo de prefeitos e governadores esse mico, mas a paternidade É DELE, já que por força de repartição de competências administrativas e...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jared280

      ± 1 dias

      ...fiscais de nossa Constituição, o protagonista na condução de políticas econômicas e de desenvolvimento social e econômico, é o Poder Executivo Federal. Estados e municípios só detém o que se chama de competência concorrente na matéria. Então, a conta é essa: o Desgoverno Bozoasno está conduzindo o país à ruína, enquanto ele tenta desviar a atenção tocando harpa para seu gado e os fanáticos convertidos. Mas quando a conta dessa imensa crise chegar na casa é mesa das pessoas, seu governo de papel desmanchará por completo, sendo inevitável um IMPEACHMENT. Fato.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 1 dias

    Que legal. Na política federal estamos, nós não o psicopata, copiando a Venezuela e na saúde pública compiamos o México. Isto sim é para desanimar qualquer vivente. Já fomos passados para trás de Argentina, Paraguai e Chile em muitos aspectos. Salvação é ainda termos a pobre Bolívia para servir de consolo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • J

      Jared280

      ± 1 dias

      MORALES: se houvesse coordenação a partir de um governo central cordato, por certo que haveria menos caos. Não temos nem ministro da saúde e a culpa é de governadores e prefeitos. Dá licença, mas vá vender seu STRUME intelectual para seus pares de alienação mental.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Francisco Krupa

      ± 1 dias

      MORALES: delegou porque o Bolsonaro não iria fazer nada pq ele achava e ainda deve achar que é uma gripezinha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      MORALES

      ± 1 dias

      Animal, o stf delegou aos estados e municípios. É difícil a lucidez?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Carlos Giublin Junior

    ± 1 dias

    Fizeram tudo errado. Primeiro: diagnostico da gravidade da doença. No boletim da SESA/Pr consta que em 2020 temos mais de 5000 casos de SRAG, dos quais 19% apenas é covid19. Dos mais de 1400 óbitos apenas 15% é covid. Está lá. É só ler. Segundo, ao apressadamente fechar tudo quando tínhamos apenas umas centenas de casos, prolongou um isolamento que o perfil econômico da população não pode respeitar. Terceiro, com medo das medidas do GF, o stf decidiu que só prefeitos e governadores poderiam tomar medidas contra a pandemia. Isso levou a mais de 5500 medidas diferente, sem uma coordenação central. Tudo isso resultou no caos atual. E como sair? Com a resposta o stf, governadores e prefeitos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jared280

      ± 1 dias

      Desonestidade é isso aqui. O cara posa de "doutorado" no tema, mas omite - INTENCIONALMENTE - que somos um dos países que MENOS TESTA no curso da pandemia. Esses 19% de casos de SRAG são uma ficção que só existe na mente deteriorada do Bozo e de seus seguidores fanáticos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Tadeu Furquim

    ± 1 dias

    Infeliz o título da reportagem. Deveria ter sido honesto intelectualmente , colocado, "O STF e os Governadores descartam os bons exemplos (serão bons mesmo? Países e culturas diferentes!!!!) .... Parecemos com os países citados em educação, cidadania e recursos ou com os outros dois?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafa Coutinho

    ± 1 dias

    Coincidência, ou não, esses países estão em desenvolvimento. Não são grandes potências econômicas e não tem estrutura para ficar em eterna quarentena. A Europa, tão elogiada em suas medidas de retomada, teve picos diários de mortes acima de 2 mil pessoas com população de aproximadamente 1/3 da brasileira. Parece que só quem transmite a doença são os trabalhadores que precisam da renda, pois quem protesta por causas nobres, não transmitem a doença e são elogiados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J A Schmidt

    ± 1 dias

    O STF passou a responsabilidade para os Governadores e Prefeitos e agora querem jogar a conta no colo do Presidente ? Nunca foi por saúde foi oportunismo político.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juan Pablo da Cruz

    ± 1 dias

    Pode por na conta do STF

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dario de Araújo Dafico

    ± 1 dias

    Esses jornalistas comunistas continuam escrevendo as mesmas bobagens. A única medida necessária de afastamento deveria ter sido, desde o início, o uso obrigatório de máscaras nas ruas e medidas sanitárias em restaurantes (que só agora estão desenhando para a reabertura). Mas o objetivo da mídia nunca foi o de proteger a população, o importante é derrubar o governo e iniciar uma revolução! É ou não é?!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JoJr

    ± 1 dias

    CHEGA DE GALINHAGEM... VAMOS TRABALHAR, MACACADA!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Livia de Melo Santos

    ± 1 dias

    Lindo escrever esse texto ridículo na segurança e tranquilidade da sua casa enquanto as outras pessoas perdem o emprego. Mas não tem problema vou cancelar minha assinatura porque em breve babacas como você vão entender a necessidade de fazer isolamento dos doentes e não dos saudáveis.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Darks

    ± 1 dias

    Considerar bom exemplo dois países que implementaram a mais severa privação das liberdades individuais na história do Ocidente e, ao mesmo tempo, alcançaram os maiores índices de óbito por milhão de habitante? Não! Obrigado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Richard Murdoch Montgomery

    ± 1 dias

    Especialista....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 1 dias

    E nenhuma palavra sobre as aglomerações das manifestações. Aí é direito constitucional inalienável, como disse a OAB, mas o ir e vir não.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 1 dias

    Acharam um jeito de dizer que o culpado é o governo federal quando está óbvio para todos que 90% da ação que faz diferença é tomada no nível estadual e municipal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heleno Virgolino de Sousa

    ± 1 dias

    Vejo que a Gazeta mostrou realmente sua face após a saída do Moro. O que parecia um jornal saudável com aparente neutralidade e conteúdo liberal conservador se transformou em mais do mesmo. Saudades dos antigos artigos realmente embasados na ciência e com respeito aos valores conservadores. Dizer que qualquer recomendação da OMS nos últimos 6 meses é científica beira o absurdo. A própria ideia de isolamento é tão óbvia que desde os tempos antigos era praticada, é um senso-comum. Evoluímos em conhecimento para não precisarmos recorrer a essas maneiras arcaicas de sobrevivência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • J

      Jared280

      ± 22 horas

      O isolamento é a única medida viável, nesse momento. A enfermidade decorre de um vírus, contra o qual nem mesmo os melhores medicamentos retrovirais (Remdesivir) têm eficiência plena (antibióticos não adiantam contra ele; são ministrados para impedir infecções bacteriológicas oportunistas). Só haverá alguma esperança quando advier uma vacina. Mas isso, infelizmente, depende de meses de testes, embora haja mais de 120 tipos de vacina, neste instante, em desenvolvimento. Portanto, mesmo 100 anos depois da Gripe Espanhola, a única medida efetiva e por enquanto viável, é o distanciamento social.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      SARMENTO

      ± 1 dias

      SARMENTO: Não é absurdo somente, é burrice mesmo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      SARMENTO

      ± 1 dias

      Não beira o absuro somente, é burrice mesmo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jared280

    ± 1 dias

    O nível dos técnicos governamentais é equivalente ao dos argumentos do cnidário que primeiro comentou, abaixo. Não testamos, não atendemos eficientemente os casos registrados, gerimos a pandemia sob forte viés ideológico. O resultado poderá ser a maior tragédia humanitária da história do Brasil. Mas o muar que preside o país não parece não se preocupar com isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      MARCO

      ± 1 dias

      Fique em casa Jared!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCIO ROGERIO DAVID

    ± 1 dias

    Confiar na OMS. Foi isso que afirmou a especialista? Simples. Fechar todos em casa, até que haja uma vacina eficiente. Pronto. Alemanha, Espanha, Itália e qualquer país Europeu não podem ser comparados ao Brasil. Por que a India tá reabrindo? Indices altos de pobreza extrema. Aguma semelhança?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 1 dias

    O bom exemplo pro jornalista medíocre é falir o país....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      SARMENTO

      ± 1 dias

      E tem um bando de jumento que acha que não!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]