i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Combate à pandemia

Em entrevista, Maia defende Congresso em polêmica sobre fundo eleitoral

  • PorEstadão Conteúdo
  • 10/04/2020 15:08
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, cumprimenta o ministro Luiz Henrique Mandetta.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, cumprimenta o ministro Luiz Henrique Mandetta.| Foto: Agência Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o Congresso Nacional está à disposição do Executivo para ajudar no combate à crise da pandemia do coronavírus, e não para atrapalhar. “Queremos ajudar e não ser motivo de críticas”, afirmou o deputado federal em entrevista ao Programa do Datena, na Rádio Bandeirantes. A fala de Maia é uma resposta às críticas feitas ao Congresso Nacional nos últimos dias por conta do uso do dinheiro público para financiar as campanhas eleitorais, em vez de usar esses recursos para a crise do coronavírus.

O deputado afirmou que o orçamento é uma responsabilidade do Poder Executivo, e que todos os recursos disponíveis estão sendo utilizados neste momento, inclusive os recursos do fundo eleitoral. “Todo financeiro que já tinha no caixa, o governo federal está usando. Está usando o dinheiro do fundo eleitoral? Claro que está. Tem de usar tudo e depois como ver como vai ficar mais para frente”, disse. Segundo Maia, o governo federal tinha uma capacidade de investimento de R$ 40 bilhões, e teve de pedir crédito extra de R$ 500 bilhões para fazer frente ao cenário de crise. “Todo o financeiro está sendo utilizado. O que não é prioridade está parado”, afirmou Maia.

Queda de arrecadação em estados e municípios preocupa

O presidente da Câmara manifestou preocupação com a necessidade de se acompanhar a arrecadação dos estados e municípios neste momento de crise do coronavírus, uma vez que são estes os entes da Federação responsáveis por manter de 80% a 90% das unidades de UTI para o tratamento das pessoas infectadas com coronavírus. “Temos acompanhando uma retração da atividade econômica e temos visto uma queda da arrecadação muito grande. ICMS caindo muito, muito mesmo. Onde tem arrecadação atrelada ao combustível, vemos queda de 50% no etanol, queda na gasolina. Apenas o diesel está segurando, mostrando que esta atividade econômica ainda está funcionando”, afirmou.

O deputado defendeu a necessidade de se adotar instrumentos para garantir a arrecadação nominal de estados e municípios este ano, de modo que eles tenham recursos para cumprir com as suas obrigações e manter a sua estrutura em funcionamento para o combate ao coronavírus. “Temos de garantir que os estados e municípios tenham a arrecadação nominal de 2019. Tivemos a informação de que o governo do Rio, daqui a 45 dias, vai perder as condições de pagar salário. O nosso objetivo tem de ser garantir que os entes da Federação possam continuar servindo a população”, afirmou.

Além de uma ajuda aos Estados para compensar a queda da arrecadação de impostos estaduais e municipais, Maia defendeu a importância de governo federal atuar para garantir capital de giro par as empresas. “A maioria dos países estão liberando o Banco Central para garantir recursos para empresas, pois bancos privados não querem assumir os riscos”, afirmou.

Sobre a expansão dos gastos do governo para enfrentar os efeitos da pandemia, Maia disse que não há número mágico para o aumento da dívida, conforme conversa que disse ter tido com um economista. “A dívida pode crescer 10%, 20% do PIB? Não há número mágico”, afirmou. O deputado disse que, de acordo com esse economista (cujo nome ele não divulgou), não há limite para o endividamento do Brasil. “A questão é o custo da dívida”, pontuou.

Para deputado, flexibilizar isolamento agora talvez não ajude economia

Maia comentou não ser capaz de dizer que vai haver uma flexibilização no isolamento das pessoas, como defende o presidente Jair Bolsonaro. “Eu prefiro respeitar a orientação do ministro da Saúde e dos governadores. Dos técnicos da saúde, o que estou ouvindo é que o isolamento é importante”, afirmou, acrescentando que não pode dizer se uma flexibilização das regras de isolamento social vai melhorar o quadro econômico. “Não sou capaz de afirmar”, disse, lembrando, no entanto, que no exterior, quando houve essa alteração, as curvas de contágio pioraram. “Na Itália houve uma segunda onda que prejudicou ainda mais a economia”, comentou.

Segundo Maia, é preciso respeitar a opinião dos técnicos da área de saúde que estão cuidando deste tema nos âmbitos estaduais e municipais, de que o isolamento é “importante”. “Se respeitarmos esta área técnica, estaremos no caminho certo”, observou, lembrando que a contaminação rápida do vírus é um problema.

Elogios a Mandetta e Paulo Guedes

Maia também disse acreditar na manutenção do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, apesar das divergências entre o ministro e o presidente Jair Bolsonaro. “O Bolsonaro é um cara que gosta de fazer frases e mandar recados, mas foi ele quem nomeou o Mandetta e conhecia as suas qualidades. Ele disse que, na guerra, de forma nenhuma ia mandar embora o ministro. Fico com essa frase para crer na manutenção do Mandetta”, afirmou o deputado. Segundo Maia, como Bolsonaro veio das Forças Armadas, ele sabe que “no meio da guerra, mudar o general quatro estrelas não é o melhor momento”, porque teria de mudar toda a estrutura e isso levaria entre dois e três meses. O presidente da Câmara vê sinais de melhora no relacionamento entre Mandetta e Bolsonaro, e espera que os problemas de relacionamento sejam resolvidos em outro momento, priorizando a solução para a crise do coronavírus.

Questionado sobre o ministro da Economia, Paulo Guedes, Maia destacou que o ministro é “um quadro de grande qualidade”, mas que ficou muito tempo no Rio, afastado de Brasília, e que por isso teve um pouco de dificuldade no começo. O deputado destacou que Guedes está cercado por um excelente corpo técnico, destacando o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre quem disse que tem aprendido muito sobre como o Banco Central deve atuar em um momento de crise. “Guedes tem muita experiência e, mesmo com os conflitos que a gente tem de vez em quando, temos de resolver algumas questões. Hoje, temos de resolver a questão dos estados e municípios. Nós temos um número, eles discordam e têm outro. Mas o grande debate não é quem ganha o texto, e sim como resolver o problema”, disse Maia.

16 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 16 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    CARLOS

    ± 7 horas

    Ele sabe fazer como ninguém o papel de estalionatario. Um verdadeiro 171. Logo logo a casa cai caro Botafogo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JOSMAR PORTUGAL VAZ

      ± 7 horas

      Sujeito asqueroso, nojento, covarde, corrupto e lesa pátria. Não tem coragem de sair na rua sozinho como faz o presidente Bolsonaro . Se sair apanha, porque merece. Deveria estar preso junto com grande parte deste congresso , também,corrupto , junto com o tal alcolumbre e este stf minúsculo e vendedor de sentença.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Alexandre

        ± 8 horas

        O amarelado Nhonho que não foi capaz de enquadrar o diplomata chines quer pagar de bom moço? Quer enganar quem? A cara do sujeito é piada pronta!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Pzig

          ± 9 horas

          Na revolução francesa por muito menos "cortesões" megalomaníacos foram decapitados. Se cuide leitão nhonho!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            joão José Augusto Mendes

            ± 9 horas

            O hora desse gordinho chegará.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              Jose carlos marques souza reis

              ± 9 horas

              É papel do primeiro-ministro do Gabinete da Corrupção defender a quadrilha!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                Eduardo Figueiredo Mercado

                ± 11 horas

                Eleito por uma votação miserável e acha-se capaz de governar algo. Um parlamento que desfaz a população brasileira, cortem seus salários em 30% e desfaçam os muitos privilégios, aí começa a conversa....nojo!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • Z

                  Zyss

                  ± 11 horas

                  Leitão desgraçado, acha que está lindando com aqueles acéfalos da esquerda que aceitam qualquer migalha pra aplaudir....

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Denis Sebascon

                    ± 11 horas

                    O Vaga..bundo teve pouco mais de 70 mil votos e se acha o primeiro ministro. Todas as leis que passaram pelo Congresso na gestão Rodrigo Botafogo Maia pioraram e muito. Mas o que é dele está guardado... O ostracismo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • H

                      Hermes Rocha

                      ± 11 horas

                      Esse ANÃO da Câmara, não tem mesmo noção das coisas que estão acontecendo no país, e no mundo. Lastimável tete colocado esse jaboti na presidência da casa do povo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        JOSE Z. NETO

                        ± 12 horas

                        Chefe de quadirlha!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luiz carlos bittencourt

                          ± 12 horas

                          de novo, dando palpite onde não foi chamado ... o que deveria fazer ele não faz ... especialista em "deixar mais pra frente" quando lhe convém

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            MAURO JOSE KUMMER

                            ± 12 horas

                            defender o indefensável, o botafogo pensa que somos burros, mas está redondamente enganado, lembraremos de você muito em breve

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • V

                              VIVIANE MAC

                              ± 12 horas

                              Incongruente Sr. Maia, a Câmara e o Senado entraram sempre contra a indisponibilidade em duas ocasiões que juízes consideraram o bloqueio para que essa verba fosse destinada para o combate ao Coronavírus. Não há, nem pela Câmara nem pelo Senado, algum projeto para contenção de despesas das duas casas, retirando as próprias benesses e se adequando ao novo quadro, da parte deles só demonstram fisiologismo e ficam brandindo mais e mais pedidos de comprometimento de nossos escassos recursos, como um afronte ao executivo para demonstração de força, de emparedamento e da busca da continuidade de seus próprios privilégios....

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marcelo Palma

                                ± 12 horas

                                É muito hipócrita! O País nesta calamidade e o Legislativo dando este exemplo horrível de falta de cidadania, a começar pelos presidentes da Câmara e do Senado. São 3 bilhões de reais que contribuem para a população! Isto sem falar que não mexeram em nada nos salários e benefícios seus, o que é outra demonstração do seu pensamento:-dane-se o povo!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • N

                                  Nícolas

                                  ± 13 horas

                                  Gogó, gogó e gogó. Onde estão de fatos suas iniciativas para a situação e projetos a sere votados, caro Congressista e presidente da Câmara?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  Fim dos comentários.