• Carregando...
falta medicamentos
Médicos atendem paciente internado por Covid-19.| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Onze medicamentos - de analgésicos a bloqueadores neuromusculares - podem faltar em até dez dias no país, provocando, segundo o Fórum Nacional de Governadores, "um colapso dentro do colapso" que vive a saúde pública do Brasil em razão da pandemia de Covid-19. De acordo com documento do fórum, já são 18 os estados que relatam a escassez, por exemplo, de bloqueadores neuromusculares, remédios usados para a intubação de pacientes nas UTIs.

O alerta foi dado em dois ofícios enviados ontem pelo fórum ao presidente Jair Bolsonaro e ao atual ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Os documentos têm como título "Irregularidades na cadeia de suprimento dos medicamentos utilizados para IOT Covid-19". IOT é a intubação orotraqueal, necessária para os pacientes graves com a doença.

De acordo com o texto, desde maio de 2020 o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) acompanha e monitora, com as secretarias estaduais, o abastecimento de medicamentos integrantes do chamado "kit intubação". Além disso, afirmam que diante do "grave crescimento do número de casos da doença nas últimas semanas, faz-se necessário reiterar a preocupação relatada pelo Conselho, em diversas oportunidades, ao Ministério da Saúde, sobre irregularidades no abastecimento do SUS com medicamentos bloqueadores neuromusculares, anestésicos e sedativos, utilizados em indução e manutenção de tratamento, por meio de intubação orotraqueal".

Os governadores temem que uma eventual falta de ação do ministério reproduza em escala nacional o desastre registrado em Manaus, em que, alertado sobre a iminente falta de oxigênio, o governo federal teria se omitido em vez de impedir que pacientes morressem sufocados. A divulgação dos ofícios serviria como prova de que os governadores pediram socorro antes da catástrofe.

"São 18 estados com escassez de bloqueadores neuromusculares", dizem os governadores. E pedem que o governo "faça as compras e distribua aos estados e municípios para evitar a falta de 11 medicamentos para que a gente não tenha um colapso dentro do colapso hospitalar", segundo o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Assinam o texto, entre outros, os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); e Waldez Góes (PDT), do Amapá.

O documento diz ainda que ao menos 11 medicamentos estão em falta ou com baixa cobertura (entre zero e 20 dias) em mais de dez estados. A situação dos bloqueadores neuromusculares é a mais grave. Diante disso, eles pedem compras emergenciais de forma intensiva pelo período mínimo de 60 dias, "levando-se em consideração quantidades suficientes para distribuição a todos os Estados". Sugerem até compras internacionais com o uso da Força Aérea Brasileira. Querem, ainda, redução do preço dos remédios, que sofreram um aumento de 75% na crise, e pedem o adiamento de todas as cirurgias eletivas no país por um prazo de 60 dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]