i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Carlos Moisés

Impeachment à vista: como governador catarinense foi do céu ao inferno em 21 meses

    • Gazeta do Povo, com Estadão Conteúdo
    • 23/09/2020 19:01
    Carlos Moisés na festa de reinauguração da Ponte Hercílio Luz, no fim do ano passado, em Florianópolis: governador eleito com 71% dos votos agora está perto de sofrer impeachment.
    Carlos Moisés na festa de reinauguração da Ponte Hercílio Luz, no fim do ano passado, em Florianópolis: governador eleito com 71% dos votos agora está perto de sofrer impeachment.| Foto: Maurício Vieira/Secom

    Em um ano e nove meses, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), foi do céu ao inferno. Novato na política, o ex-bombeiro militar surfou na onda da negação da política e se elegeu com 71% dos votos no segundo turno de 2018. Rompeu um ciclo político de décadas no estado e seu partido, o mesmo que elegeu o presidente Jair Bolsonaro, fez seis cadeiras na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

    Com a segunda maior bancada no primeiro ano de governo, Moisés conquistou maioria no Parlamento e chegou a ter apoio de 28 dos 40 deputados. Mas o rompimento com o bolsonarismo, uma queda de braço com a Assembleia por causa de impostos sobre agrotóxicos, falta de articulação e denúncias de fraudes no combate à pandemia do novo coronavírus levaram ele a um processo de impeachment, aberto na Alesc no dia 22 de julho.

    No último dia 17 de setembro, os deputados aprovaram a admissibilidade do pedido de impeachment do governador e da vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido). Os dois estão sendo julgados por crime de responsabilidade devido a um reajuste salarial concedido a procuradores do Estado, em 2019, sem a anuência do Legislativo.

    A líder do governo na Alesc, Paulinha (PDT), reconhece que faltou diálogo com deputados. "Quando assumi a liderança do governo (em fevereiro deste ano), essa situação já estava bastante desgastada, muitos deputados sequer tinham contato com o governador", disse.

    Rompimento com bolsonarismo agravou situação de Carlos Moisés

    O rompimento com o bolsonarismo começou ainda no primeiro ano de governo. Em junho de 2019, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Moisés alfinetou Bolsonaro e disse que o presidente deveria "se preocupar com coisas mais importantes". Àquela altura, a sigla enfrentava um racha nacional com a polarização entre Bolsonaro e Luciano Bivar, presidente nacional do partido.

    Moisés tentou se descolar do presidente. A atitude não só o distanciou de Brasília como também da sua própria base local, vendo, aos poucos, seus correligionários do PSL na Assembleia se tornarem os mais aguerridos opositores de sua gestão. Em março, já em meio à pandemia, Moisés gravou vídeo e criticou o posicionamento do presidente, contrário ao isolamento social. Em resposta, Bolsonaro declarou, também em vídeo: "Esse Carlos Moisés se elegeu com meu nome".

    O descolamento do bolsonarismo também afastou o governador da vice Daniela Reinehr, que deixou o PSL para se tornar uma espécie de embaixadora do Aliança pelo Brasil — partido que os Bolsonaro tentam tirar do papel — em Santa Catarina. Os dois trocaram críticas pelas redes sociais e Daniela reclamou que seus posicionamentos não estavam sendo levados em consideração no combate à pandemia.

    Rompida com Moisés, a vice-governadora foi buscar em Brasília apoio para sustentar sua defesa no impeachment. Desde então, conta com apoio da advogada Karina Kufa, que já atuou na defesa do presidente, para tentar se desvencilhar do caso envolvendo ela no reajuste dos procuradores.

    Segundo a denúncia, no curto período em que esteve como governadora interina, entre 6 e 17 de janeiro, Daniela deu encaminhamento ao procedimento administrativo que garantiu o aumento no salário dos procuradores.

    Outro atrito com os parlamentares foi o anúncio do fim dos incentivos fiscais para o setor de defensivos agrícolas, também em 2019. A pauta se arrastou até que, em 11 de março, os deputados lotaram as dependências da Assembleia com agricultores vindos de todas as regiões, contrários ao governo. Nenhum parlamentar, agricultor ou liderança saiu em defesa de Moisés. A audiência foi considerada como a maior já realizada no Parlamento.

    "Eu acredito que esse foi um ponto que pesou. Acho que fui uma das primeiras a falar que ele não poderia se denominar um czar: 'eu decido tudo, só por decreto'", disse Luciane Carminatti (PT), que logo após a aprovação do impeachment aderiu à campanha do PT que pede eleições diretas independentemente do prazo de cassação do governador e vice.

    Tribunal do impeachment é escolhido

    Os dez membros do tribunal misto que vai julgar os pedidos de impeachment do governador e da vice-governadora de Santa Catarina foram escolhidos nesta quarta-feira (23). Em sessões simultâneas, cinco desembargadores foram sorteados no Tribunal de Justiça de SC e cinco deputados foram eleitos na Assembleia Legislativa.

    Pela parte da Alesc foram escolhidos os deputados Laercio Schuster (PSB), Luiz Fernando Vampiro (MDB), Kennedy Nunes (PSD), Maurício Eskudlark (PL) e Sargento Lima (PSL). A eles, vão se unir os desembargadores Claudia Lambert, Rubens Schulz, Sérgio Rizelo, Carlos Alberto Civinski e Luiz Felipe Siegert Schuch.

    A reunião de instalação do tribunal misto está marcada para a próxima sexta-feira (25), às 10 horas, na Alesc. O encontro será presidido pelo desembargador Ricardo Roesler, presidente do TJ-SC, e nele será escolhido o relator do processo.

    Após estabelecida, o tribunal terá até 10 dias para analisar a denúncia contra Carlos Moisés e Daniela Reinehr. Se a acusação for aceita, os dois serão afastados por 180 dias, mesmo prazo que o tribunal terá para julgar a denúncia de crime de responsabilidade que pode cassar de vez os mandatos do governador e da vice-governadora. Nesse caso, o presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), deve assumir o governo de Santa Catarina.

    20 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 20 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    • L

      Luis Guedes

      ± 35 dias

      Conforme pareceres do TCE e do MPSC, não existe indício de crime no aumento, aprovado na gestão anterior, para os procuradores de SC. Ainda, a falta de crime foi corretamente divulgada pelo deputado Bruno Souza, do Novo, durante o processo na ALESC. Assim, por que o processo foi iniciado e, mais absurdo ainda, envolvendo governador e vice? Simples, como tudo na velha política, deve buscar quem se beneficia? Seria o presidente da ALESC, dep Julio Garcia, que é denunciado na Operação Alcatraz do MPF por corrupção longeva no estado? Com o impedimento da dupla, ele assumiria o governo e passaria a ter foro no TJ-SC. Seria isto?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • L

      LC

      ± 35 dias

      Foi eleito defendendo a democracia, opondo-se à ideologia das trevas, entretanto, após eleito tornou-se traidor voltando-se contra quem verdadeiramente impulsionou sua eleição, juntou-se a Doria, Joice, e outros de caráter duvidoso. na verdade, mais um oportunista entre tantos vigaristas infiltrados na política.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • P

      Paulo Afonso Pasquotto de Lima

      ± 35 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      Austríaco-PR

      ± 35 dias

      Vai tarde. O motivo do Impeachment é que esta errado. Deveria ser saído em março quando fez aquela palhaçada de parar todo o estado em lockdown sem nenhuma base cientifica. Dos três famosos que foram eleitos graças ao Bolsonaro, acho que fica só o Dória. O que, a longo prazo, é até bom, uma vez que é tão ruim e traíra que vai enterrar junto com ele a carreira de diversos deputados estaduais do PSDB que se calaram frente a patifaria do sujeito. Espero que enterre o PSDB junto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • D

      DANIEL ZAPPELLINI

      ± 35 dias

      adeus zé coletinho, pode voltar a correr na praia e tocar violão

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      MARCO ANTONIO BOTTINI BASTOS

      ± 35 dias

      FEZ POR MERECER

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • L

      Luiz Alfredo Viganó

      ± 35 dias

      O impedimento é por ele ser MUITO RUIM!! Além de não trabalha...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      Mário Kume

      ± 35 dias

      Independente de estar ou não com o Bolsonaro, se elegeu às custas dele e depois desceu o tobogã. Incompetentes como o Witzel e tantos outros ainda soltos por aí precisam ser julgados e presos. A pandemia nada mais foi do que a cortina que demonstrou quem é quem neste país...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • C

        CSG

        ± 35 dias

        Inclusive os filhos do traste

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • S

      Sr. Walker

      ± 35 dias

      Tal e qual as pirâmides do Egito Bolsonaro tbm tem uma maldição. Uma hora ela se vira contra ele. Amém Jesus

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • S

      Sr. Walker

      ± 35 dias

      Tal e q

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • P

      Paulo Santos

      ± 35 dias

      Traíra igual o Dória.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • I

      IvoHM

      ± 35 dias

      Lugar de traidor é no esquecimento.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • S

        Sartan

        ± 35 dias

        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      carlos

      ± 35 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • S

        Sartan

        ± 35 dias

        Quando é para ter a gloria todos falam eu, eu mim , mim mas para julgar é sempre você você, . teu tua. mas se olhar no espelho ou privar todos desse julgamento arrogante não fazem, até porque duvido que alguém é juiz formado e se for aqui não é lugar para isso. sua opinião é uma só e não é absoluta, as outras pessoas tem o direito de pensar diferente do seu umbigo

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • I

        IvoHM

        ± 35 dias

        Deus perdoe teus pais pela educação que te deram. Ou por terem-te largado na lixeira.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • V

      Vinicius

      ± 35 dias

      Só politicagem. Nada mais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • T

      TIAGO SILVA

      ± 35 dias

      O cara rompe com o Bolsonarismo e toma impeachment? Ele deveria ter recebido e mais louvores, isso sim !!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      CSG

      ± 35 dias

      Eleito com discurso de direita. Outro que não vale nada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]