O julgamento do ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, de que teria agido de forma parcial na sentença de Lula, será feito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda esse ano.

CARREGANDO :)

>> Quem terá a primeira vacina confiável contra a Covid-19?

Mas o que isso afeta Lula e o que pode acontecer com ele em caso de Moro ser considerado suspeito? Entenda com a gente em um minuto.

Publicidade

O julgamento de Moro acontecerá por conta de um habeas corpus pedido por Lula. A defesa do petista pede a anulação das condenações feitas pelo então juiz federal, alegando que Moro não teria sido imparcial nas decisões.

Os advogados de Lula apontam a nomeação para o governo de Jair Bolsonaro e que Moro agia em conjunto com a acusação para condenar o petista como motivos para a suspeição. Outro ponto considerado pela defesa é a decisão de Moro de tornar pública a delação do ex-ministro Antônio Palocci seis dias antes da eleição 2018.

O caso está sob análise da segunda turma do STF,o que quer dizer que cinco ministros decidirão pela suspeição ou não de Moro.

O ministro Gilmar Mendes indicou que pretende retomar o julgamento antes de novembro deste ano, quando acontece a aposentadoria do ministro Celso de Mello, que também irá votar no caso.

Caso Moro seja considerado suspeito, a sentença do ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá é anulada e o processo de julgamento é reiniciado. Se isto acontecer, ainda pode haver um efeito cascata na Lava Jato, que afetará outras decisões.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]