• Carregando...

A mudança na legislação defendida pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, prevê que juízes e membros do Ministério Público (MP) só poderiam ser candidatos oito anos, no mínimo, após terem deixado o cargo.

Mas o que é a quarentena para juízes? Entenda com a gente em um minuto.

Atualmente, juízes e membros do MP podem se candidatar para cargos públicos após seis meses de terem deixado o cargo. No entanto, há movimentações em Brasília que pretendem aumentar essa janela para oito anos.

O argumento para essa alteração é para evitar que juízes e membros do MP usassem seus cargos como trampolim para uma eventual candidatura.

Com isso, essa proposta é vista por alguns como um meio de evitar uma possível candidatura de Sergio Moro, em 2022. O ex-Ministro da Justiça era juiz da Lava Jato até 2017, deixando o cargo pouco antes de entrar para o governo de Jair Bolsonaro.

“Claro que não é para atingir o ex-ministro [Sergio] Moro”, afirmou Rodrigo Maia, durante participação no programa Roda Viva, da TV Cultura. “Eu acho que nem os deputados, nem os senadores nem o Supremo encaminhariam uma tese de fazer uma lei para proibir uma pessoa de disputar uma eleição. Ficaria muito ruim para a democracia brasileira.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]