• Carregando...

#238 - Mudança na divulgação dos números da Covid-19 e fragilidade dos boletins mais recentes têm despertado a preocupação sobre como a falta de transparência nos dados oficiais pode atrapalhar o combate à pandemia

1) Nos últimos dias, o Ministério da Saúde alterou a forma como os números do coronavírus são apresentados no Brasil, o que gerou críticas sobre uma falta de transparência dos dados.

O ministério diz que passará a mostrar somente o número de mortes e novos casos ocorridos no dia. Ou seja, se uma morte ocorreu no dia 1º de junho, mas foi registrada apenas no dia 08, ela não entrará na contabilidade diária, como vinha sendo feito e é a praxe no mundo.

O painel online também não vem apresentando, desde a semana passada, acumulado de mortes e casos no Brasil, o que ocorria anteriormente. As mudanças geraram críticas até mesmo de ex-integrantes do governo, como os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, além do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro.

Neste episódio do podcast 15 Minutos, o editor de República da Gazeta do Povo, Carlos Coelho, explica as mudanças no boletim diário e fala das críticas sobre a falta de transparência dos dados.

***

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]