Análise inclui a regulamentação principalmente da inteligência artificial para uso nas eleições municipais de 2024.| Foto: José Cruz/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a analisar nesta terça (27) as propostas de regulamentação que serão aplicadas nas eleições municipais de 2024. São 12 sugestões de resolução que abordam diversos temas, incluindo propaganda eleitoral, preparativos para a votação, uso de recursos do fundo eleitoral, prestação de contas dos candidatos e fiscalização dos recursos.

CARREGANDO :)

A sessão do TSE começa às 19h e terá como um dos principais destaques a análise do uso de inteligência artificial na campanha eleitoral. Também serão discutidas as regras aplicadas nas eleições anteriores, como a proibição do transporte de armas e munições nas 24 horas antes e depois da votação, transporte de eleitores, uso de celulares e equipamentos nas cabines de votação, entre outros.

A ministra Cármen Lúcia, relatora dos processos, presidirá o TSE nas eleições deste ano. Caso a votação não seja concluída na terça (27), os ministros continuarão a análise na sessão de quinta (29).

Publicidade

As resoluções em pauta passaram por audiências públicas no mês passado, recebendo 945 sugestões de aprimoramento por parte de partidos políticos, advogados, acadêmicos, associações e membros da sociedade civil.

O TSE, conforme a Constituição, tem a competência para regulamentar as eleições, ou seja, detalhar as regras que serão aplicadas. O prazo para esse trabalho, de acordo com a Lei de Eleições, é até 5 de março do ano da eleição.

Na semana passada, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, anunciou uma reunião com todos os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país em 12 de março. Os temas em pauta incluem a atualização do cadastro biométrico, sugestões para combater a desinformação nas eleições municipais e a implementação do juiz de garantias na Justiça Eleitoral, conforme validado pelo Supremo Tribunal Federal no ano passado.

As eleições municipais de 2024 ocorrerão em 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno, se necessário, em cidades com mais de 200 mil eleitores para o cargo de prefeito) em 5.568 municípios do Brasil, para eleger prefeitos e vereadores.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]