Presidente do PL afirma que Bolsonaro tem carta branca no partido para escolher candidato caso siga inelegível.| Foto: Isaac Fontana/EFE
Ouça este conteúdo

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou neste sábado (5) que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é a única alternativa com chances reais de derrotar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026, caso Jair Bolsonaro (PL) siga impedido de concorrer.

CARREGANDO :)

As mais recentes pesquisas de intenção de votos apontam um cenário apertado entre Lula e Michelle, sendo a mais recente, da Neokemp, apontando um empate técnico dentro da margem de erro.

“O nosso candidato será Jair Bolsonaro. Se acontecer uma injustiça no Brasil e o impedirem, quem escolhe o candidato não é o partido, é o presidente Bolsonaro, porque é ele quem tem os votos. Eu apoio Bolsonaro e quem ele escolher se não for candidato”, disse Valdemar.

Publicidade

A declaração de apoio a Michelle e a Jair Bolsonaro ocorreu durante o evento “Grande Encontro do PL Mulher Nacional – Juntas, Transformando o Brasil”, que teve como objetivo definir metas para fortalecer mandatos em curso e futuras candidaturas femininas.

Já Michelle adotou um discurso mais incisivo e criticou a atual condução da política nacional, mas sem citar nomes.

“Hoje só existem dois lados da política brasileira: o do bem e o do mal. Ou você é do lado da morte, ou você é do lado da vida. Não existe ficar em cima do muro”, disparou.

A ex-primeira-dama também reiterou a confiança no retorno do marido à corrida presidencial, mesmo ainda condenado à inelegibilidade pela Justiça e réu no processo que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

“Com certeza, vai voltar. Não existe democracia sem a candidatura de Jair Messias Bolsonaro em 2026”, declarou reforçando a narrativa do grupo político que considera o ex-presidente vítima de perseguição judicial.

Publicidade

O evento foi mais um movimento estratégico do PL para manter o ex-presidente no centro do debate político nacional e preparar o terreno para 2026, seja com ele próprio como candidato ou com um nome por ele indicado. Além de Michelle, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de São Paulo, também aparece nas pesquisas com uma diferença apertada em relação a Lula.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]