Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Brasil

Chega de piadinha!

Show Léo Lins
Humorista Léo Lins foi condenado a 8 anos de prisão mais indenização de R$ 300 mil por danos morais coletivos. Defesa apresentará recurso (Foto: Reprodução / Youtube / Léo Lins Oficial)

Ouça este conteúdo

Eu entendo: fazer piada ou troça de tudo é uma válvula de escape, um instrumento de gente desesperada, que ao menos tenta rir da própria tragédia. Eu mesmo sempre digo que posso perder tudo, menos o senso de humor. A vida já é muito dura para ficarmos ainda mais taciturnos no dia a dia. Rir faz bem. E o humor tem seu papel social também, de chacoalhar as estruturas enrijecidas, mexer com os poderosos. Por isso todo ditador odeia humorista iconoclasta – o único que presta.

Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de Rodrigo Constantino

Mas as coisas chegaram num patamar no Brasil que não justificam mais levar na brincadeira o que se passa. O país já é uma tirania, virou um narcoestado, e isso é grave demais, sério demais, triste demais para virar piadinha. "Brasil é o país que leva piada a sério e política na brincadeira", resumiu o deputado Nikolas Ferreira. Enquanto seguimos na toada do humor, os tiranos avançam cada vez mais.

O Brasil deu errado. O Brasil é uma piada de mau gosto. Mas é hora de parar com as piadinhas se quisermos sonhar com uma mudança para valer algum dia...

Ana Paula Henckel escreveu: "Brasil 2025: o país que prende comediantes por piada. Para se tornar um regime totalitário de vez, só falta perseguir jornalistas, bloquear redes sociais e contas bancárias de críticos, censurar cidadãos e a imprensa, perseguir dissidentes e oposição política… Oh, wait…" Pois é, não falta mais nada. E constatar que já somos uma ditadura tem consequências sérias, que não podem ser transformadas em comicidade.

Vejam o caso do Rio de Janeiro: muitos cariocas se acham malandros, descolados, mas no fundo vivem num inferno, num estado dominado pelo tráfico, pela violência. O Brasil todo pode ser como o Rio amanhã. Silvio Navarrou comentou: "As imagens do MC sei lá quem em cima de um ônibus que carrega trabalhador, o filho do traficante, os fuzis em punho, provam que o Rio de Janeiro já é um narcoestado. Não tem mais volta". Isso não é pessimismo, mas sim realismo. O Rio acabou!

VEJA TAMBÉM:

E o Brasil vai pelo mesmo caminho. Alba, do Pânico, apelou para a ironia para falar coisa séria: "A condenação do Léo Lins me deixou mais confiante. Essa condenação diminuiu o tráfico de drogas, melhorou a economia, segurança, consigo comprar mais coisas no supermercado e saio de casa com celular na mão sem medo. O Brasil está no caminho certo". Qualquer pessoa sensata já se deu conta de que o Brasil desce ladeira abaixo numa velocidade incrível. A degradação moral e institucional é impressionante.

Deltan Dallagnol, quem tanto lutou contra a corrupção e acabou vítima dos bandidos, fez um desabafo legítimo:

Só nos últimos dias: Jornalistas foram condenados pelo Judiciário a pagar uma indenização de mais de R$ 600 mil a uma desembargadora por noticiarem o salário da magistrada, informação verdadeira e pública; STF abre inquérito contra Eduardo Bolsonaro por denunciar violações de direitos humanos no exterior; PGR admitiu na imprensa que inquérito não tem motivação jurídica e foi aberto só pra colocar pressão no Eduardo para parar de pedir sanções a Moraes. Só hoje: Léo Lins condenado a 8 anos de prisão e multa milionária por piadas em show de comédia; Carla Zambelli vira alvo de pedido de prisão da PGR por sair do Brasil alegando perseguição política; Juiz Marcelo Bretas, da Lava Jato do Rio de Janeiro, é afastado da magistratura para sempre por decisão UNÂNIME do CNJ e punido com aposentadoria compulsória, mesmo sem que nenhuma prova tenha vindo a público de qualquer irregularidade; Luciano Hang declarado inelegível pelo TSE; E amanhã o STF vai censurar as redes sociais. O Brasil acabou. Tá tudo dominado.

VEJA TAMBÉM:

Sei que não devemos perder a esperança jamais. Mas confesso que me espanta alguns colegas liberais que mantêm certa visão otimista com nosso futuro próximo! Tarcísio vai vencer em 2026 e tudo será diferente, alegam as Polianas. Em que mundo essa turma vive? Deve ser melhor ter tanta ilusão mesmo. Mas no final do dia o wishful thinking não vai salvá-los do destino coletivo de uma nação que claramente naufraga diante de todos, por ter abandonado os valores éticos mais básicos.

Diante de tudo isso, o que espanta mesmo é o Brasil não ter mergulhado ainda numa guerra civil. Mas aí lembramos que o povo de bem foi desarmado, e que uma parcela nada desprezível da população não liga a mínima para essas coisas. Da elite ao povão, não faltam pessoas idiotizadas que acham cool o filho do traficante cantando músicas com apologia ao crime. Fosse o contrário e esse tipo de porcaria não tocava em festinha da própria elite. O Brasil deu errado. O Brasil é uma piada de mau gosto. Mas é hora de parar com as piadinhas se quisermos sonhar com uma mudança para valer algum dia...

Use este espaço apenas para a comunicação de erros