• Carregando...
Por que Fidel Castro foi mentiroso até para si mesmo?
| Foto:

Por Liberalismo Brazuca, publicado pelo Instituto Liberal

Sobre a importância de contextos em fotos, sinto-me na obrigação de comentar o contexto no qual Carlos Lacerda aparece nesta foto ao lado de Fidel Castro, em 1959.

Na época, Fidel Castro sequer era comunista – e o fato é narrado e comentado por diversas fontes históricas da época. Fidel inclusive angariava fundos para a revolução cubana nos EUA, principalmente em Miami e Nova York, cidades com refugiados da ditadura de Fulgêncio Batista.

Fidel Castro, vendo a ditadura de Batista sucumbir em recursos, viajou por todo o mundo capitalista em busca de convencer governos a deixarem de compactuar com Batista para enfraquecer seu regime e fortalecer a revolução. No Brasil não foi diferente.

Na época o Brasil era governado por Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda era membro e líder da oposição no congresso; com isso, nada mais natural que o então defensor de uma revolução contra uma ditadura viesse procurar o líder da oposição de direita do Brasil para ajudar a pressionar o governo a deslegitimar Batista.

Lacerda conta o episódio em dois livros: O Poder das Ideias e Depoimento. Fidel adorava seus longos monólogos cansativos e negociou com Lacerda por dias apoio para sua revolução, que prontamente foi atendido.

Lacerda, assim como todos que deslegitimaram Batista, só não contava que em 1961, após dois anos da vitória da revolução, Cuba virasse comunista e se tornasse uma ditadura pior que a que visou combater.

Fidel Castro, como todo bom comunista, usufruiu a luta de liberdade e solidariedade dos capitalistas para patrocinar sua megalomania comunista – apesar de que chamar o próprio Fidel de comunista talvez seja até desonesto com a própria memória de Fidel, que ficou a vida toda exibindo suas coleções de Rolex, suas roupas de grife e sua pompa de ditador do terceiro mundo.

Mesmo para um comunista, ele era um terrível mentiroso para si mesmo. Assim angariou o ódio dos que o apoiaram e a admiração dos safados que amam uma bota ditatorial para se lamberem.

*Artigo publicado originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]