Indicados por Bolsonaro, Nunes Marques e Mendonça se calam diante de Moraes. Esse é o destaque do programa Sem Rodeios desta quinta-feira (22). As escolhas feitas pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para o Supremo Tribunal Federal (STF) não surtiram o efeito esperado por parte da população. Alçados para se tornarem contraponto aos pensamentos do ministro Alexandre de Moraes, tanto Nunes Marques quanto André Mendonça se tornaram os "terrivelmente mudos", da Suprema Corte.
Também vamos falar do encontro promovido pelo STF, Redes Cordiais - um projeto de “educação midiática” - e com o Instituto Vero, do youtuber Felipe Neto, que pretende aproximar a sociedade da justiça. Ainda, tudo sobre a possibilidade de Moraes encerrar os inúmeros inquéritos a pedido dos colegas de Tribunal.
Indicados por Bolsonaro, Nunes Marques e Mendonça se calam
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) saíram em defesa de Alexandre de Moraes, na quarta-feira passada (14), após a revelação de que ele comandava um gabinete dentro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que produzia relatórios "informais" contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, comentaristas políticos de direita e veículos de imprensa.
Além da adulação a Moraes, chamou a atenção da oposição outro aspecto daquela sessão plenária: o silêncio dos ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques.
Indicados por Bolsonaro para o STF, ambos eram vistos como esperança de contraponto à tendência de ativismo judicial e aos abusos da Corte contra a direita. A sessão da semana passada mostrou que ambos estão longe de assumir esse papel.
STF quer se aproximar da sociedade
O Supremo Tribunal Federal (STF) junto com o Redes Cordiais - um projeto de “educação midiática” - e com o Instituto Vero, do youtuber Felipe Neto, promovem nesta quarta (21) e quinta-feira (22) um encontro para “aproximar a Justiça da sociedade”.
Chamado de ”Leis e likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, o evento também conta com o apoio do Youtube, da Paper Excellence e do ifood.
Segundo comunicado do STF, autoridades judiciais e influenciadores trocarão experiências e conhecimentos sobre o universo digital e a magistratura.
Moraes vai abandonar inquéritos?
Segundo o site Poder360, ministros sinalizaram ao Congresso nos últimos dias que há acordo na corte para dar fim a dois inquéritos comandados por Alexandre de Moraes: O das Fake News e o das Milícias Digitais.
De acordo com a apuração, Moraes pensa em encerrar ambos em dezembro de 2024. Mais que isso, segundo a reportagem, cada vez mais magistrados entendem que chegou a hora de finalizar esses 2 inquéritos e reduzir um pouco a exposição do Supremo.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marco e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
"Terrivelmente mudos"
STF promove encontro com influenciadores
Bloqueio do X por Moraes viola leis e cria nova espécie de ato jurídico, dizem analistas
Musk divulga “ordem ilegal” de Moraes, que mandou suspender perfil de senador
Dia 1 com o X bloqueado: Nikolas e Van Hattem desafiam Moraes; Bolsonaro fala
Ao banir o X, é Moraes quem trata o Brasil como terra sem lei
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião