• Carregando...

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) do Paraná divulgou na tarde desta quinta-feira (11) um levantamento prévio com o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) no primeiro semestre deste ano. Conforme o balanço, em todo o estado foram registrados de janeiro a junho 1.316 assassinatos - queda de 17% em relação a 2012, quando 1.054 pessoas foram mortas. Em comparação com 2010, a redução chega a 27%. Naquele ano, ocorreram 1.795 homicídios dolosos.

O levantamento, feito pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), ainda é parcial e não traz o apanhado de todos os municípios paranaenses, apenas das principais cidades. A Região Metropolitana de Curitiba (RMC), segue concentrando o maior número de mortes do estado - do total de homicídios no Paraná no primeiro semestre, 44% ocorreram na capital e nas demais cidades da RMC.

Em Curitiba, também houve diminuição do número de mortes, conforme os dados da Sesp. Foram 404 assassinatos nos primeiros meses de 2010, contra 260 em 2013 – um decréscimo de 36%. Entre os oito municípios que tiveram as estatísticas divulgadas (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Colombo e São José dos Pinhais), a maior redução, de 58%, ocorreu em Colombo. Na cidade, foram 90 mortes em 2010 contra 38 este ano.

Por outro lado, Maringá foi o único município entre os citados em que houve aumento do número de homicídios dolosos ao longo dos últimos quatro anos, passando de 22 em 2010 para 29 em 2013.

Conforme a assessoria da Sesp, o secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, não falaria com a imprensa para comentar os números. Mas, em relato feito à Agência de Notícias do Paraná, Vasques defendeu que a redução no número de homicídios é "resultado de um conjunto de ações promovidas pelas unidades da Segurança Pública, como operações sistemáticas, grandes apreensões de droga (principalmente na região de fronteira), a implantação de UPS em áreas mais sensíveis e também a elucidação de crimes, com a prisão de homicidas e traficantes".

O balanço total do primeiro semestre, que incluirá também as estatísticas dos demais municípios e de outros crimes, deve ser divulgado até o início do mês que vem, conforme a Sesp. A publicação parcial dos números, com os respectivos índices de queda, ocorre em um momento delicado para a secretaria, com as denúncias de torturas por policiais envolvendo suspeitos de terem assassinado a jovem Tayná Adriane da Silva, de 14 anos, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Ela foi encontrada morta no último dia 28 de junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]