O escritor, Olavo de Carvalho, em vídeo que narra sua viagem para os EUA.
O escritor, Olavo de Carvalho, em vídeo que narra sua viagem para os EUA.| Foto: Reprodução / YouTube

O filósofo Olavo de Carvalho, de 74 anos, prestou depoimento à Polícia Federal (PF), na quarta-feira (24), por videoconferência, após deixar o Brasil e seguir para os Estados Unidos, onde mora. Carvalho é testemunha convocada no âmbito do Inquérito 4784, que foi aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar a ação de uma suposta rede criada para propagar informações falsas contra a Corte e seus ministros.

Essa não teria sido a primeira vez em que a PF teria procurado o escritor para depor. Em um vídeo publicado em sua conta no YouTube, em 16 de novembro, Carvalho falou sobre como se deu a sua saída do país: ele disse que estava internado em um hospital de São Paulo e que surgiu uma “oportunidade de um voo repentino que sairia em 15 minutos”. O filósofo relatou que, na época, havia sido convocado pela PF na condição de testemunha para depor, mas que foi dispensado devido à sua saúde e não teria sido convocado novamente.

Versões do caso publicadas pela imprensa brasileira informam que Carvalho teria saído de São Paulo e seguido de carro até o Paraguai. Depois, ele supostamente teria embarcado em um voo para os Estados Unidos.