Rede pede ao STF que anule medida que proíbe passaporte vacinal em universidades públicas
Segundo Ministério da Educação, em 2021 foram criadas cerca de 600 mil vagas no ensino superior, a maioria para cursos à distância.| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Nesta quinta-feira (30), o partido Rede Sustentabilidade ingressou, no Supremo Tribunal Federal (STF), com um pedido de declaração de inconstitucionalidade do despacho do Ministério da Educação que proíbe a exigência de vacinação contra a Covid-19 como condicionante ao retorno das aulas presenciais em instituições federais de ensino.

O despacho foi assinado nesta quarta-feira (29) pelo ministro Milton Ribeiro. De acordo com o documento da pasta da Educação, as instituições federais de ensino não poderão implementar o passaporte vacinal, mas deverão implementar os protocolos sanitários e a observância das diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.

O Rede Sustentabilidade defende a implementação do passaporte vacinal nas instituições de ensino superior públicas entendendo que a proibição à medida fere a autonomia universitária e prejudica o controle sanitário da Covid-19.

Nesta quinta-feira, o presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Juliano Medeiros, anunciou que o partido também entrará com pedido semelhante no Supremo.