O pronunciamento de Hermes Nery, retirado do YouTube, pode ser visto no canal da Câmara dos Deputados.
O pronunciamento de Hermes Nery, que foi retirado e depois restabelecido pelo YouTube, pode ser visto no canal da Câmara dos Deputados.| Foto: Reprodução / YouTube

O YouTube restituiu o canal do professor Hermes Rodrigues Nery, especialista em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Coordenador Nacional do Movimento Legislação e Vida, nesta quarta-feira (8). A plataforma havia retirado o perfil do ar em 31 de agosto, com todos os vídeos, após a publicação de um conteúdo com o pronunciamento feito por Nery, em audiência pública online, na Câmara dos Deputados, sobre o passaporte sanitário.

Na ocasião, Nery afirmou que ainda existem muitas dúvidas científicas, políticas e sociais sobre a pandemia, como a origem do vírus, e questionou os efeitos das vacinas aplicadas diretamente em humanos, sem passar por todas as fases previstas nos protocolos de pesquisas. O professor citou ainda a censura feita nas plataforma digitais a pesquisadores que questionam dados experimentais sobre a doença.

O YouTube não deu explicações detalhadas dos motivos pelos quais retirou o canal, nem para restabelecê-lo. Para a suspensão, afirmou que os vídeos continham "informações médicas consideradas incorretas", sem citar quais seriam. Na restituição, a plataforma disse apenas que teria voltado a "rever as circunstâncias da suspensão" e que teria concluído "adequado" repor a conta.

Apesar de censurar perfis que reproduziram vídeos da audiência pública sobre o passaporte sanitário, o evento continua disponível no canal da Câmara dos Deputados no YouTube.