O pronunciamento de Hermes Nery, retirado do YouTube, pode ser visto no canal da Câmara dos Deputados.
O pronunciamento de Hermes Nery, retirado do YouTube, pode ser visto no canal da Câmara dos Deputados.| Foto: Reprodução / YouTube

Após a publicação de vídeo com um pronunciamento crítico ao passaporte sanitário na Câmara dos Deputados, o YouTube retirou do ar o canal do professor Hermes Rodrigues Nery, especialista em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Coordenador Nacional do Movimento Legislação e Vida. Nery participou, nesta segunda-feira (30), de uma audiência pública organizada pela deputada Chris Tonietto (PSL-RJ), na qual compareceram médicos contrários a restrições sociais a pessoas que não se vacinaram contra a Covid-19. A íntegra da audiência pública está no canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

De acordo com o YouTube, o canal foi suspenso após três avisos de violação das políticas de segurança da plataforma, relacionadas a informações médicas consideradas incorretas. A plataforma, porém, não respondeu quais seriam os dados considerados falaciosos e nem se fará algum tipo de censura ao canal da Câmara dos Deputados.

No pronunciamento, que pode ser visto no canal da Câmara dos Deputados após cerca de duas horas do início do evento, Nery afirma que ainda existem muitas dúvidas científicas, políticas e sociais sobre a pandemia, como a origem do vírus, e questiona os efeitos das vacinas aplicadas diretamente em humanos, sem passar por todas as fases previstas nos protocolos de pesquisas. O professor cita ainda a censura feita nas plataforma digitais a pesquisadores que questionam dados experimentais sobre a doença.