• Carregando...
 | Brunno Covello/ Gazeta do Povo
| Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo

A Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) entregou ao prefeito Gustavo Fruet, na última sexta-feira, carta com uma série de demandas dos usuários de bicicleta de Curitiba. Entre os pedidos, o grupo solicita que sejam implantados bicicletários (local para o estacionamento de bikes), com segurança, em todos os terminais de ônibus, especialmente nos terminais em projeto ou construção, como o terminal do Campo de Santana, onde uma mudança seria mais fácil. Também pedem que seja implantado um programa de treinamento permanente para motoristas de ônibus, voltado para a convivência pacífica com os ciclistas nas vias.

Resposta

Sobre as solicitações, o prefeito disse que alguns bicicletários já foram instalados (foto) em pontos da cidade e outros estão para ser implantados. Também afirmou que existe um programa de treinamento contínuo para motoristas de ônibus de Curitiba. Os ciclistas ressaltaram que existem bicicletários bem recentes que foram instalados em locais totalmente isolados e ficarão ociosos, e disseram que os próximos precisam seguir critérios mais adequados. Além disso, lembraram que o treinamento para funcionários do sistema de transporte público não é voltado para a convivência com ciclistas.

Universidades de Classe Mundial

O consultor em desenvolvimento de universidades Jamil Salmi, ex-coordenador da área de ensino superior do Banco Mundial, esteve ontem no câmpus da PUCPR em Curitiba. Salmi falou sobre as características das universidades de qualidade mundial e os desafios de construir essas instituições no Brasil. Segundo ele, uma universidade de excelência deve estimular a vinda de estudantes e professores estrangeiros; contar com recursos abundantes para ensino e pesquisa; e autonomia para selecionar e administrar os recursos humanos. Ele lembrou que em Harvard, 30% dos docentes e 19% dos estudantes são estrangeiros.

Vídeos educativos

Divulgação

Professores da educação infantil ao ensino médio, de escolas públicas e particulares de Curitiba e região, terão na próxima terça a oportunidade de conhecer alguns filmes educativos e descobrir como podem utilizar os vídeos para facilitar o aprendizado. A atividade será realizada, às 19h30, no espaço educativo FTD Digital Arena, no câmpus Prado Velho da PUCPR. O evento, chamado de "Open Class FTD Digital Arena", é gratuito, mas exige inscrição prévia. Serão exibidos os filmes Nossas Células, nosso ser e O código do corpo, que envolvem temas como metabolismo e energia, diferenciação celular e código genético. Inscrições: openclass.ftddigitalarena.com.br

360 graus

O Open Class será realizado novamente nos dias 2 de setembro, 7 de outubro e 4 de novembro. Na FTD Digital Arena, os filmes são exibidos em 360 graus, por meio da tecnologia 4D fulldome. O espaço também funciona como Planetário Digital. Mais informações: (41) 3271-6322.

Crie seu negócio

Estudantes de graduação e de pós-graduação da UFPR interessados em empreender podem se inscrever até 8 de agosto para participar do Bota pra Fazer, um curso de extensão em criação de negócios de alto impacto. Oferecido pela Agência de Inovação da universidade, a capacitação será realizada de 18 de agosto a 31 de outubro, com uma palestra de abertura no dia 12 de agosto. O curso é composto por 11 módulos on-line, que somam 90 horas, e seis encontros presenciais, de 60 horas. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível em: http://bitly.com/botaprafazerUFPR

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]