• Carregando...
 | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

O projeto Vila da Cidadania (oficinas dadas no contraturno de escolas da rede estadual de ensino, em Piraquara) aproveita o embalo das eleições para exercitar a democracia com os alunos participantes. A "Vila" – instalada na antiga cidade mirim da empresa BS Colway Pneus – recebe 1,8 mil estudantes de 25 escolas da região. O local tem 30 mil metros quadrados e 20 pequenos prédios que simulam o espaço urbano. É proposta de ponta, idealizada pelo biólogo Lúcio Ferracin e pelo professor de Literatura Elival do Couto Souza. A escolha de deputados, prefeitos e vereadores mobilizou a Vila da Cidadania nesta semana. Os candidatos gravaram vídeos, apresentando-se, e fizeram programas de governo que passam pela alimentação, convivência e recreação. Assunto não falta.

Expectativa

Para garantir a participação, as eleições foram descentralizadas, ocorrendo a cada dia em escolas diferentes que integram o projeto – a exemplo da "João Batista", "Vila Macedo", "Boa Esperança", "Tarsila do Amaral", "Aníbal Khury" e "Zumbi dos Palmares". Fica a expectativa sobre os vencedores. E a certeza de que a eleição na "Vila" vai se tornar mais um tema de debate entre os educadores.

Espaço agitado

A "Vila" tem rádio comunitária, orquidário, banda e cada vez mais se abre para a comunidade. À noite, o espaço abriga aulas de Português para os haitianos que vivem no município vizinho, Pinhais.

Livros de graça

Quem acompanha a coluna sabe que a gente adora divulgar iniciativas que estimulem as pessoas a lerem ser gastar nada ou quase nada. Há muita coisa boa pipocando por aí, como o projeto Coleção Itaú de Livros Infantis, que envia publicações gratuitamente para a casa dos interessados. São dois títulos. Para receber as obras, basta fazer um rápido cadastro no site da instituição (https://www.itau.com.br/crianca/pratique/). Os livros são selecionados por uma comissão de estudiosos. Neste ano, eles levaram em consideração critérios como: foco na faixa etária de 0 a 5 anos; livros que também despertem o interesse de adultos que vão acompanhar as crianças na leitura; e premiações em projetos e programas de leitura. Uma excelente oportunidade para quem tem filhos, é professor ou quer presentear uma criança!

Doe brinquedos

O Dia das Crianças está chegando e o Hospital Nossa Senhora das Graças lançou uma campanha para arrecadar brinquedos – que serão entregues a pacientes mirins internados nos hospitais de Curitiba que atendem pelo SUS. Podem ser doados brinquedos novos ou usados em bom estado, e que permitam fácil higienização, devido às recomendações hospitalares. O posto de coleta fica no hospital, na Rua Alcidez Munhoz, 433, no bairro Mercês. As doações podem ser feitas até o dia 17, sexta-feira.

Almoço paroquial

O Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu, em Curitiba, promove hoje almoço a partir das 11h30. O cardápio inclui maionese, salpicão de frango, legumes e folhas, coxa e sobrecoxa de frango assadas, posta recheada, capeletti ao molho catupiry, espaguete ao alho e óleo e arroz branco. O dinheiro arrecadado será revertido em obras da igreja. O investimento é de R$ 30 por pessoa. O santuário fica na Rua Germano Mayer, 410, no Cristo Rei.

Colaborou: José Carlos Fernandes

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]