• Carregando...

Depois dos casos de meningite que assustaram a cidade de Castro, a doença volta a fazer vítimas na região dos Campos Gerais. Neste final de semana duas crianças morreram vítimas da doença e o número de mortes na cidade já chega a 10 casos, oito crianças e dois adultos.

Em 2006 foram registrados 31 casos de meningite meningocócica somente em Ponta Grossa. No Paraná foram 96 casos, com 27 mortes. Segundo o ParanáTV desta segunda-feira, a chefe da Regional de Saúde da cidade, Beatriz Caldeira, não acredita que o aumento dos casos possa ser considerado uma epidemia.

A Secretaria da Saúde do Paraná tenta conscientizar a população para que a prevenção seja feita. Segundo a Agência de Notícias do governo estadual, o frio intenso está aumentando o trabalho dos agentes de saúde. De acordo com a responsável pela Divisão de Doenças Imunoprevisíveis, Nilce Haida, todas as pessoas que apresentam os sintomas são examinadas. Além disso, as pessoas que tem contato direto com o doente também recebem medicação.

Nilce destaca que é importante que haja o diagnóstico precoce da doença. "Aos primeiros sintomas deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento". Os principais sintomas são febre alta, forte dor de cabeça, vômitos e dificuldade de movimentar o pescoço.

"É preciso estar atento à presença de manchas vermelhas na pele. Nos bebês e crianças de baixa faixa etária, a mãe deve prestar atenção à recusa de mamadas ou alimentos e à presença de irritabilidade", afirmou.

Atualmente não existe uma vacina eficiente para todos os tipos de meningites meningocócicas, por isto a prevenção é fundamental. "É importante sempre manter uma janela aberta para que ocorra a circulação e renovação de ar nos ambientes", concluiu Nilce.

Veja como fazer para se previnir contra a meningite

Confira a reportagem do ParanáTV e a revolta dos familiares de mais uma vítima da meningite

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]