i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
tempo

Curitiba tem fevereiro mais chuvoso dos últimos 19 anos

  • PorAngieli Maros
  • 29/02/2016 15:57
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Este foi o fevereiro mais chuvoso de Curitiba desde 1997. Com as chuvas de fim de semana, o índice histórico de 293 mm, registrado em 2011, ficou para trás e deu lugar ao nove recorde para o mês, que foi de 299,6 mm. O montante, segundo o Simepar, deve ser o total do mês, já que não há previsão de precipitações para esta segunda-feira (29).

O ano de 2015 foi o mais quente já registrado no planeta

Leia matéria completa.

Com isso, foram três meses de recorde de chuva na capital no ciclo Primavera-Verão 2015/2016. Em outubro do ano passado, nas três primeiras semanas, o aguaceiro acumulado foi de 213 mm. Em novembro – que teve muita chuva em todo o estado – acumulou, até o dia 24, 70 mm a mais do que o volume normal esperado para todo o mês.

E não precisa ir muito longe para encontrar o culpado de tudo isso. Tido como o mais forte dos últimos vinte anos, o El Niño fez chover e muito em toda a região Sul desde a primavera. Mas, segundo os meteorologistas, o fenômeno agora começa a perder força e não deve mais atuar com tanta força.

Como será o mês de março?

Assim, pelo menos em relação a chuvas, março será mais tranquilo, aponta o Simepar. A média histórica para o mês, que é de 130 mm, poderá ser apenas “ligeiramente superada”.

“Em março nós já temos uma diminuição na média [de chuva] em comparação com janeiro e fevereiro. E com o El Niño perdendo força, não vamos ter grandes volumes”, reforça a meteorologista Sheila Paz.

El Niño eleva em 160% a quantidade de raios no Paraná

Leia a matéria completa

Apesar do seu enfraquecimento, o El Niño continua sendo forte e influencia o clima do planeta nos próximos meses. A informação é da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Segundo o órgão, o fenômeno – que se caracteriza pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico – deve desaparecer progressivamente no segundo trimestre de 2016.

Sem chuva até quarta

Sem previsão de chuva, a semana será de temperaturas amenas em Curitiba. Segundo o Simepar, a máxima para os próximos dias não deve ultrapassar os 26°C. Já a mínima fica na casa dos 13°C entre esta terça (1º.) e quarta-feira (2).

As precipitações devem voltar ao estado a partir de quinta-feira (3), mas sem força. A previsão é de que sejam precipitações esparsas, principalmente, entre a tarde e a noite.

As máximas nesta semana ficarão concentradas no Norte e Noroeste do Paraná. Paranavaí terá calor acima dos 30°C, e Londrina entre 28°C e 29°C.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.