• Carregando...
Escola cresceu 0,5 ponto no Ideb: reforço escolar e vida comunitária fizeram a diferença | Ivonaldo Alexandre
Escola cresceu 0,5 ponto no Ideb: reforço escolar e vida comunitária fizeram a diferença| Foto: Ivonaldo Alexandre
  • Diretores dizem que entrosamento do corpo docente ajudou a aparar arestas
  • Acompanhamento dos alunos está entre os fatores que levaram a escola a superar meta do município: de 5,9 para 6,4
  • Avanços no centro integral fazem com que desponte como referência na cidade

A conquista não apenas é comemorada como também compartilhada com a comunidade: uma faixa presa ao portão da Escola Municipal Centro de Educação Integral David Carneiro conta sobre a nota obtida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 – 6.4. O crescimento de 0.5 ponto em relação ao Ideb 2011 é razão de orgulho para toda a equipe pedagógica da escola, que já esteve entre os lanterninhas da avaliação e agora figura entre as 30 melhores de Curitiba.

O aumento da nota é reputado ao engajamento dos professores. "Não é apenas uma conquista da escola, é uma vitória pessoal", declara Rosi Cleia Terezin, 57 anos, 34 anos de magistério no currículo, dos quais 22 dedicados à David Carneiro. O trio responsável pelas turmas do 5.º ano, que participam do Ideb, é formado ainda pelas professoras Daniela Andrade, 36 anos, e Lidiane de Carvalho Lemes, 32. Elas cuidam das turmas de 4.º e 5.º ano, de modo a acompanhar os alunos por dois anos consecutivos e dar seguimento ao processo pedagógico. "Percebemos que seguir a turma tem um efeito positivo, pois fortalece o vínculo com os alunos e permite um aprofundamento na aprendizagem daquele grupo específico. O trabalho não se perde", explicam.

Outras ações simples e pontuais também são apontadas como razão do sucesso, é o caso dos "aulões" de tema específico, realizados com as turmas do 5.º ano aos sábados para reforçar o aprendizado de conteúdos cuja apreensão é mais difícil. "Eles ficam extremamente ansiosos pelos ‘aulões’, porque é algo diferente da aula de todo o dia", conta Daniela.

Pouco são flores, no entanto. A CEI David Carneiro está localizada em área de risco do bairro Xaxim. Desafiam a educação fatores de toda ordem: evasão escolar, vulnerabilidade social, baixa autoestima, desinteresse familiar. "O mais complicado é o baixo envolvimento dos pais. Nós orientamos que chamem a criança para estudar em casa, ou pelo menos que perguntem para ela como foi o dia na escola, mas é difícil. Nós tentamos suprir aqui o que falta em casa", observa Daniela.

Ser professor não é para os fracos. O trabalho de desconstrução de estereótipos e de valorização do aluno como indivíduo, independentemente dos problemas que existam além dos portões da escola é uma constante na CEI David Carneiro. A aridez da realidade vivida diariamente por muitas crianças surge abruptamente, em conversas de corredor travadas com "as tias". "O segredo é não desistir do aluno, não se abalar com a indiferença da família ou dificuldades do entorno. Muitos já são desacreditados, não sonham. E a gente tem que possibilitar que eles sonhem", decide Rosi Cleia.

À frente de toda a organização e projeto pedagógico da CEI David Carneiro está a diretora Cristiane Bassan Martins Rocha, ou "Cris Bassan", como é chamada pelas crianças – ou, ainda, "Cris Maçã", como confundem os menores. Com 20 anos de magistério, ela sabe que o ambiente oferecido pela escola é fator xis no desenvolvimento educacional. "O lugar tem de ser agradável. Nossos alunos intervêm na estrutura da escola com pinturas, cantos de brinquedos, desenhos e artesanatos, é uma maneira de se identificarem com o espaço", explica.

Além disso, entender o contexto no qual a escola está inserida ajuda a definir qual é o seu papel social. O da CEI David Carneiro é mais do que receber os alunos matriculados, é também ser um espaço de interação comunitária. Para tanto, a escola abre as portas e convida a comunidade a entrar. A biblioteca, por exemplo, fica à disposição nos finais de semana; há também a promoção de bazares, nos quais produtos de boa qualidade são vendidos por valores simbólicos. A Comunidade Escola David Carneiro também é muito atuante, oferecendo oficinas gratuitas todos os sábados – graças às quais muitos conseguiram um trabalho. "Com essas atividades, a escola consegue uma inserção social importante, torna-se membro ativo da comunidade", analisa Cristiane.

CEI David Carneiro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]