• Carregando...

A Delegacia Regional do Trabalho (DRT) recebeu denúncias de que prefeituras municipais estariam fraudando concursos públicos, realizando as provas para regularizar a situação de servidores com cargos comissionados, principalmente ocupados por parentes de prefeitos. Os concursos seriam uma forma de se proteger contra uma futura lei estadual ou federal que proíba a prática de nepotismo.

De acordo com o delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, há denúncias de que pelo menos 20 municípios do Paraná estariam realizando concursos contratando empresas "suspeitas". Estas empresas estariam procurando os prefeitos e propondo o negócio: realizam as provas e classificam um certo número de pessoas, indicadas por eles. "São algumas informações anônimas, que aumentaram de freqüência depois que o projeto antinepotismocomeçou a ser discutido na Assembléia Legislativa", diz Serathiuk. "Essas empresas estariam procurando os prefeitos e propondo realizar o concurso dessa forma. Sai o nepotismo comissionado e entra o nepotismo concursado."

O delegado alertou autoridades estaduais e o Procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme, durante a reunião da operação Mãos Limpas, na segunda-feira (8) pela manhã. Serathiuk vai entregar as informações para o Ministério Público (MP) do Paraná conferir as denúncias em cada cidade listada.

Leia a matéria completa no site da versão impressa do jornal Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]