• Carregando...
Em 2020, denúncias de violência doméstica pelo Ligue 180 têm aumento de 14%
| Foto: Bigstock

Dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos mostram um aumento de 14,1% no número de denúncias de casos de violência doméstica feitas ao Ligue 180 nos primeiros quatro meses de 2020 em relação ao ano passado.

Ainda segundo a pesquisa divulgada, nesta quinta-feira (14), pela Ouvidoria, o total de atendimentos foi de 32,9 mil entre janeiro e abril de 2019 contra 37,5 mil no mesmo período deste ano, com destaque para o mês de abril, que apresentou um aumento de 37,6% no comparativo entre os dois anos.

Além dos canais tradicionais para denúncias como o Disque 100, o próprio 180 e o site do ONDH, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou um aplicativo chamado “Direitos Humanos Brasil”, que já disponível para os sistemas IOS e androide.

Todas essas ferramentas serão divulgadas em uma campanha que será lançada, nesta sexta-feira (15), pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Por meio delas, a Ouvidoria recebe, examina e encaminha denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos. Esses serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.

Ao todo, os quatro recebem mais de 11 mil ligações diárias. Dessas, aproximadamente mil são denúncias de violações de direitos humanos. O app e o site são ferramentas de atendimento on-line que garantem acessibilidade para pessoas com deficiência, disponibilizando chat e interpretação em Libras.

Esses canais atendem também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso. Ainda no momento do atendimento pelo 180, que é realizado sempre por uma mulher, os órgãos competentes são acionados e isso possibilita o flagrante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]