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Ler e pensar

Escola em Quatro Barras realiza mergulho no mundo circense para valorizar leitura e conhecimento

  • PorDo Instituto GRPCom
  • 16/02/2016 21:02
 | Divulgação/
| Foto: Divulgação/

Trabalhar com o circo em sala de aula sempre foi sonho antigo da professora Cleuze Mari Berles, da Escola Municipal Ernesto Milani, do município de Quatro Barras. No entanto, dessa vez, o desafio era maior: por meio do projeto de incentivo à leitura Ler e Pensar, a professora tinha o objetivo de despertar a conexão entre conteúdos e mundo real dos alunos, família e comunidade. Então, para as turmas de Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, lançou o projeto Respeitável Público, Ler e Pensar para Inovar! “O jornal é ferramenta que transmite realidade. Propus estudos que abrangiam vários aspectos desse universo: a história dos circos, a vida dos artistas, diversidade e variações em espetáculos, entre outros. Com a Gazeta do Povo, realizamos pesquisas e leituras nas mais diversas disciplinas.”, conta Cleuze.

Divulgação

Entre os 240 alunos envolvidos nas atividades, muitos ainda não tinham visitado um circo anteriormente. Tampouco o contato com a mídia jornal era frequente na comunidade. “Com o projeto, despertamos a curiosidade para perceberem e conhecerem outras maneiras de diversão e entretenimento, valorizando a cultura, a história do jornal, a importância da prática e interpretação da leitura. Estudamos a história de artistas paranaenses que se dedicam em levar esta alegria para tantas famílias. E o jornal foi explorado em todas as etapas do projeto.” conta.

Trabalho sério

Não só de brincadeiras se alimentaram os estudantes. Assuntos de peso foram abordados em todas as atividades: Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes, alimentação saudável, reciclagem e descarte de lixo, bem-estar, cuidado com animais, arte, música e poesia. “Nosso objetivo principal foi interligar saberes, trabalhar a interdisciplinaridade e a importância do maior espetáculo que é o da vida!” Interpretação de textos, desenhos, movimento do corpo, operações matemáticas, localização geográfica: nada escapou das aulas.

Depois de vários ensaios, pais e comunidade foram convidados para uma apresentação circense dos alunos, que realizaram um espetáculo alegre e interativo. “A aceitação foi incrível. Houve uma grande mudança sociocultural dos alunos e de suas famílias. Além de traz acesso à informação, o projeto resgatou valores e mudou o comportamento dos alunos. Houve inclusão social efetiva na escola, sociabilidade. Tivemos crianças que foram alfabetizadas pelo programa. Foi algo extremamente completo e gratificante!”, revela.

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