• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Não é de hoje que a Escola Municipal Dr. Lourival Leite de Carvalho, de Castro, faz história no Ler e Pensar. Desde 2007 os professores participam do projeto e levam o jornal para os quase 500 alunos do 1º ao 5º anos da instituição (foto).

Apadrinhados pela CCR Rodonorte, eles recebem diariamente a Gazeta do Povo e discutem as reportagens em sala. Mobilizar e incentivar a escola para a prática da leitura virou um hábito, bem como alimentar quinzenalmente um painel com as produções de cada turma, resultado dos trabalhos feitos com o jornal.

“No horário do recreio as crianças acompanham, se enxergam no mural e comentam as produções. Se tornaram mais reflexivas, questionadoras, curiosas e motivadas pela leitura. Até uma melhora no desempenho escolar e nas notas conseguimos perceber”, conta a coordenadora pedagógica, Marilene Sirek.

Ela explica que os professores trabalham com todas as turmas, de acordo com as possibilidades oferecidas pela grade curricular de cada uma.

Marciléia Evers dá aulas a 25 alunos do 3º ano e, para trabalhar Língua Portuguesa e gêneros textuais, desenvolve o projeto “Por dentro das Notícias”. Além de reforçar com os estudantes a estrutura do periódico, composto por cadernos, manchetes, títulos, gravatas e reportagens, por exemplo, a educadora despertou nas crianças a noção de cidadania e afinou a compreensão que fazem do mundo.

“Após a leitura, os estudantes interpretam as notícias, debatem as conclusões, expõem as ideias, fazem questionamentos e se sentem mais cidadãos”, explica.

Além disso, todas as sextas-feiras, a escola inteira paralisa as atividades por cerca de 40 minutos para ler o jornal. “Nenhuma sexta foge à regra. Dedicamos, religiosamente, ao final de todas as semanas um tempo para garantir que os alunos fiquem informados”, comenta a coordenadora.

Com as turmas dos 4º e 5º anos, a análise de outras mídias, como revistas, é proposta em aula e os alunos se revezam para assumir a função de “entregadores de jornal” às famílias. Desde 2013, juntos, crianças e pais fazem a leitura do periódico ao fim de cada dia.

“O trabalho dissemina ainda mais a informação e favorece a união das famílias”, conclui Marilene.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]