• Carregando...

O número de municípios do Rio Grande do Sul que decretaram situação de emergência por causa da estiagem subiu de 36 na terça para 42 nesta quarta-feira (4), quando Doutor Ricardo, Arroio do Tigre, Colorado, Santo Augusto, Bozano e Boa Vista do Cadeado também recorreram à medida. A Defesa Civil estima que 248 mil pessoas tenham sido afetadas pela falta de chuva.

O governador em exercício, Beto Grill (PSB), admitiu que o problema vai se ampliar porque as perspectivas climáticas para os próximos dias não são boas. O Estado prevê que as 24 prefeituras que já emitiram Notificações Preliminares de Desastre (Nopreds) também vão decretar situação de emergência e que outras 110 administrações municipais podem seguir o mesmo caminho até a semana que vem.

Grill também revelou que, por sugestão da ministra-chefe da Casa Civil do governo federal, Gleisi Hoffmann, o governo do Estado poderá emitir um decreto coletivo de situação de emergência no qual relacionaria todos os municípios prejudicados pela estiagem. Isso facilitaria a liberação de recursos federais e o pagamento do seguro aos agricultores que perderam suas lavouras.

Embora ainda não tenha um levantamento consolidado, o governo do Rio Grande do Sul estima que os prejuízos provocados pela estiagem se aproximem dos R$ 500 milhões. As perdas são maiores nas lavouras de milho e feijão e na produção de leite das regiões central, norte e noroeste do Estado. A previsão dos serviços de meteorologia não indica perspectiva de chuvas fortes para os próximos dias. Na semana que vem o calor deve aumentar no estado, podendo se aproximar dos 40 graus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]