• Carregando...
 | Felipe Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo

Derrubando o prognóstico de tempo bom para todo o final de semana, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou nesta quinta-feira (7) que tanto o sábado quanto o domingo serão de chuva no litoral do estado. O calor, porém, permanece.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, no sábado (9), a chuva chega em forma de pancadas - e somente no período da tarde. A mínima prevista é de 22°C e a máxima, 32°C. Já o domingo (10) começa com 21°C e a temperatura não ultrapassa os 30°C, mas as chuvas são esperadas para vários momentos do dia. Apesar de o céu ficar encoberto, não haverá resfriamento, e o clima permanece abafado.

Movimento nas estradas

Mesmo com a previsão de chuva, muita gente deve viajar rumo ao litoral neste final de semana. Segundo a Polícia Militar (PM), quase 2 milhões de pessoas já visitaram as praias do Paraná desde o feriado de Ano Novo. Na estrada, o trânsito promete ser intenso.

Segundo a Autopista Litoral Sul, concessionária que administra o trecho que liga Curitiba a Palhoça (SC) pela BR-376, são esperados 51 mil veículos nas estradas na sexta-feira (8), 52 mil no sábado (9) e 53 mil no domingo (10). Nos dois primeiros dias, mais da metade dos automóveis seguem ao sul, ou seja, para o litoral, enquanto no domingo a proporção se inverte e o norte é o destino. Em um final de semana normal, a média não ultrapassa os 35 mil carros por dia.

O fluxo se concentra nos seguintes pontos: contorno leste de Curitiba (BR-116), trecho entre São José dos Pinhais e Guaratuba, região do Morro dos Cavalos (em Palhoça) e pontos próximos aos acessos às praias de Guaratuba, no Paraná, e Itapoá, Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Florianópolis e Palhoça, em Santa Catarina.

Os horários de pico serão:

Sexta-feira – das 17h à meia-noite

Sábado – das 7h ao meio-dia

Domingo – entre meio-dia e meia-noite

Já na BR-277, 110 mil veículos são esperados entre sexta-feira (8) e domingo (10), um volume cinco vezes maior que o normal, segundo a Ecovia, concessionária que administra o trecho. Na sexta, entre das 18h às 23h, são esperados 25 mil veículos, sendo o período compreendido entre as 19h e as 20h o de maior movimento, com 2,4 mil automóveis por hora.

O sábado, por sua vez, tem maior movimento pela manhã, na faixa entre as 9h e as 10h, quando 2 mil veículos devem passar pela rodovia. Por fim, no domingo, que marca o retorno à capital, 32 mil veículos circulam pela BR-277, saindo dos balneários do litoral paranaense. Os horários de maior movimentação estão previstos entre 16h e meia noite.

Colaborou: Mariana Balan

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]