A quinta-feira (26) foi o segundo dia de operação da faixa exclusiva de ônibus da Rua Marechal Deodoro, no Centro de Curitiba. No entanto, os quatro agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) que orientavam os motoristas relataram que houve poucas “invasões” do espaço nesta manhã. Além disso, disseram que o bloquinho de multas só está sendo usado para registrar outras infrações, como motoristas falando ao telefone celular, ocupantes do veículo sem cinto de segurança e motoristas que avançam o sinal vermelho.
Oficialmente, a prefeitura afirma que esse período, apenas com orientação e sem multa, estende-se até o dia 25 de abril na Marechal. Em outra faixa de ônibus implementada recentemente, na Rua Desembargador Westphalen, a orientação vai até o dia 15 de abril.
A partir dessas datas, os agentes começarão a aplicar aos motoristas que entrem na faixa da direita, fora dos locais pontilhados estabelecidos para conversão e embarque e desembarque, uma multa por infração considerada leve, que rende três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e obriga o pagamento de R$ 53,20.
A faixa na Marechal Deodoro é a terceira destinada exclusivamente a ônibus implantada em Curitiba e foi demarcada no trecho entre a Rua João Negrão e a Alameda Dr. Muricy. A estimativa da prefeitura é de que ela possa beneficiar até 30 mil passageiros por dia, que utilizam as 13 linhas do transporte coletivo dessa região.
Além da outra faixa na Rua Desembargador Westphalen, também há exclusividade para veículos de transporte coletivo em uma faixa na Rua XV de Novembro.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião