• Carregando...
 | Divulgação/Táxi Free
| Foto: Divulgação/Táxi Free

Um aplicativo criado em Curitiba permite que taxistas peguem até quatro usuários diferentes em uma mesma rota. O Taxi Free propõe uma modalidade de carona compartilhada que pretende fazer frente a aplicativos como o Uber, ao baratear o preço para o usuário final, sem mexer nos ganhos do motorista.

Funciona por geolocalização. O usuário deve informar tanto o endereço de partida quanto o destino, além de assinalar se aceita pegar caronas. Além de informar o taxista, o app pode conectar outros usuários que estejam na mesma região e que tenham o mesmo destino.

Um dos fundadores da startup, Claudio Itinoce explica que o preço é definido pelo próprio taxímetro. É uma forma de dar transparência à informação, já que a bandeirada dos táxis é pré-fixada. Ele explica que, quando o primeiro usuário finaliza a corrida, o próprio App estima qual a porcentagem que ele deve pagar do valor total da corrida.

A empresa estima que o trajeto pode ficar até 60% mais barato para o usuário. “É algo que pode ser muito interessante em saída de baladas, no aeroporto. A tecnologia nos dá isso. Antes, as rádiotáxi não conseguiam fazer isso porque não tinha mapeamento. Hoje nós podemos medir onde tem bastante população e já informamos o taxista”.

Para o motorista, a vantagem é ganhar mais usuários e não depender de promoções. Hoje, os próprios aplicativos de táxi dão descontos de até 30% para o usuário em uma tentativa de concorrer com o Uber. Mas esse valor é pago pelo taxista. No Táxi Free, o motorista ganha a corrida cheia em troca de uma taxa de 15% paga ao aplicativo.

Curitiba é a cidade onde o App vai fazer a sua estreia. Já foi feito um trabalho com os próprios motoristas, em parceria com o Sindicato dos Taxistas do Estado do Paraná (Sinditaxi). Julcimar Zambonm, há 25 anos na profissão, conta que já instalou o app e agora aguarda a expansão para o usuário final.

O app já está disponível na Google Play, para celulares Android. A reportagem da Gazeta do Povo tentou fazer um teste, mas não conseguiu efetuar a chamada. A previsão é de que ainda na primeira quinzena de dezembro seja lançada a versão para o sistema iOS, da Apple.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]