• Carregando...
 | Giuliano Gomes/Giuliano Gomes
| Foto: Giuliano Gomes/Giuliano Gomes

A Câmara dos Vereadores concluiu a análise de um projeto que tenta autorizar a venda de créditos do cartão-transporte em supermercados credenciados de Curitiba. Hoje, isso é possível em apenas 31 pontos fixos da cidade e também pela internet, mas via pagamento de boleto e espera de até 72 horas. A proposta já passou por todas as comissões e agora deve ir à plenário, mas isso ainda não tem data para ocorrer.

O projeto de autoria do vereador Jairo Marcelino (PSD) tramita desde agosto de 2014. Pelo texto, o usuário poderia recarregar o cartão avulso em mercados, supermercados e hipermercados previamente cadastrados pela prefeitura. A justificativa é de que os atuais postos de recarga não suprem a necessidade dos passageiros, principalmente porque eles funcionam em horários reduzidos.

Em São Paulo, bilhete único pode ser recarregado dentro dos ônibus

Leia a matéria completa

No mesmo mês em que a proposta começou a tramitar, os usuários do transporte coletivo passaram a ser obrigados a ter o cartão-transporte para trafegar em 62 linhas desservidas por micro-ônibus na cidade. Essa medida foi tomada após o sindicato da categoria conseguiu na Justiça a proibição da dupla função de motoristas, que também atuavam como cobradores nessas linhas.

De lá para cá, a prefeitura criou o cartão avulso e cadastrou novos postos de recargas em bancas de jornal e pontos comerciais nos terminais de ônibus. Mas as medidas ainda não foram suficientes para aumentar de forma significativa o porcentual de usuários que pagam com o cartão. Atualmente, cerca de 60% dos pagamentos são realizados com cartão. Mas a prefeitura estimula essa forma de pagamento para diminuir a circulação de dinheiro dentro dos coletivos.

Em São Paulo, 94% das viagens são pagas com o Bilhete Único. Mas a capital paulista tem oito mil postos de recarga. A prefeitura de Curitiba pretende aumentar a quantidade de postos de recarga após a contratação do novo sistema de bilhetagem, cujo processo está com licitação aberta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]