• Carregando...
silas malafaia bolsonaro
O pastor Silas Malafaia ao lado do presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Isac Nóbrega/PR

Contra todas as expectativas de até algumas semanas atrás, o presidente Jair Bolsonaro abandonou a ideia de indicar um cristão conservador para a vaga que será deixada por Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), e nomeou o desembargador Kassio Marques como novo ministro do tribunal. A indicação ainda precisa passar pelo Senado.

Mais do que qualquer outra decisão tomada por Bolsonaro até agora em seu governo, a indicação de Marques desapontou seus apoiadores. Entre os críticos da nomeação estão algumas figuras de peso para o eleitorado bolsonarista, como o pastor Silas Malafaia, o filósofo Olavo de Carvalho e o jornalista Allan dos Santos.

Malafaia, Olavo e Allan dos Santos lamentam indicação de Kassio Marques, mas não deixam de apoiar Bolsonaro

Influente entre os evangélicos, Malafaia lamentou em um vídeo do YouTube que Bolsonaro não tenha indicado um juiz “terrivelmente evangélico”, como havia prometido. “Meu presidente, com todo o respeito, como é que o senhor vai indicar um cara para o STF nomeado por Dilma, amigo da petralhada, com posições socialistas e que tem mais de 30 representações contra ele no CNJ? Presidente, isso é uma vergonha!"

Ao mesmo tempo, no Twitter, Malafaia deixou claro que não abandonou o presidente. “Conte sempre com minha lealdade, sinceridade e verdade. Não conte nunca, da minha parte, com hipocrisia, cinismo e puxa-saquismo”, afirmou.

O filósofo Olavo de Carvalho também criticou a indicação de forma veemente. “Parece que o Bolsonaro jamais será um presidente da República, apenas um honesto inspetor de obras públicas (que, infelizmente, é o que muitos entendem por ‘presidente da República’)”, disse. “Sugestão ao presidente. Quando se aposentar ou morrer o próximo ministro do STF, chega de intermediários: ponha logo no lugar dele o Zé Dirceu”, acrescentou mais tarde.

Olavo indicou que não considera Kassio Marques confiável, especialmente numa perspectiva de longo prazo. “É ÓBVIO que o tal Kassio vai, no começo, soltar umas sentencinhas meio conservadoras para amansar bolsonaristas. Mas ele vai ficar no STF por muitas décadas”. Apesar das críticas, o filósofo fez uma ressalva: “Será preciso explicar que não estou falando CONTRA o Bolsonaro, mas PARA ele?”

O jornalista Allan dos Santos, do Terça Livre, também desaprovou a indicação de Kassio Marques, mas deixou claro que não retira seu apoio ao presidente usando uma hashtag. “Simples assim. #CriticarSempreAbandonarJamais”, escreveu no Twitter. “Há uma enorme diferença entre bajular e compreender as circunstâncias, entre confiar e aceitar calado decisões ruins. Não trate como seita quem acreditou em você como um ser humano, Jair Bolsonaro. Explique sem exigir fé. Exija a razão e seus eleitores decidem”, completou mais tarde, em referência à decepção do presidente com as críticas de apoiadores.

O youtuber católico Bernardo Küster demonstrou perplexidade. “Gostaria realmente de entender os motivos que levaram o Presidente a indicar Kassio ao STF. Essa história de ‘ou Moro, ou Kassio’ não colou. Há pelo menos cinco nomes de peso e que teriam grandes chances de passar no Senado, incluindo duas mulheres juízas de direito e concursadas”, afirmou via Twitter.

Deputados também criticam indicação

No Congresso, também houve repercussão negativa entre alguns apoiadores do presidente.

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), por exemplo, deixou claro que sua preferência era outra e se mostrou resignada. “Confesso que o melhor nome, na minha humilde opinião, continua sendo o do dr. Ives Gandra Martins Filho, 61 anos, jurista mestre e doutor. (…) Mas sonhos são sonhos. Realidade é o que temos para hoje. Confio no Presidente. Darei este voto de confiança a ele”

O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) destacou as relações de Marques com a oposição em sua crítica à indicação feita por Bolsonaro. “Infelizmente, LAMENTAVELMENTE, está sacramentado. Jair Bolsonaro indica como futuro ministro do Supremo Kassio Nunes Marques, que tem a bênção do Centrão, do presidente da OAB, do PT, de Gilmar Mendes, de Dias Toffoli e de Davi Alcolumbre”, criticou no Twitter.

Já o deputado Luiz Philippe de Órleans e Bragança (PSL-SP) salientou que a indicação de Kassio Marques é um desperdício de oportunidade. “Sinto pela nomeação do novo ministro do STF. Temos poucas chances para criar pilares importantes de mudança e arriscamos apostar em dúvidas”, disse.

A deputada Chris Tonietto (PSL-RJ), que está entre os parlamentares mais engajados na pauta pró-vida, também lamentou o fato. “Triste indicação ao STF. Temos nomes infinitamente melhores que poderiam corresponder às expectativas da nossa população, em especial, na pauta de costumes. Ninguém aguenta mais progressistas na Suprema Corte”, afirmou ela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]