• Carregando...
Imigrantes e descendentes ucranianos comemoram independência no Paraná | Divulgação/Prefeitura de Curitiba
Imigrantes e descendentes ucranianos comemoram independência no Paraná| Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

A estufa do Jardim Botânico de Curitiba foi iluminada na noite de sábado (24) com as cores da bandeira da Ucrânia, em comemoração aos 23 anos da independência do país europeu, que vive momento de conflito contra a Rússia. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também foi iluminado com as cores.

Neste domingo (24), eventos no Memorial Ucraniano, que fica no Parque Tingui, em Curitiba, completam as comemorações, que também incluem festas do Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil. No parque, desde a manhã de domingo, os visitantes podem conferir os artesanatos típicos daquele país e às 15 horas está programada uma apresentação folclórica.

Os eventos em Curitiba contam com a presença do embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, além da embaixatriz Fabiana Tronenko. Eles estiveram presentes no Jardim Botânico para a iluminação, acompanhados de outros ucranianos e descendentes do país europeu. A comunidade ucraniana no Paraná é a maior do Brasil, com mais de 500 mil descendentes.

O embaixador da Ucrânia disse que as comemorações nesse ano são muito simbólicas, tendo em vista a tensão pela qual passa o povo ucraniano no conflito com a Rússia. Ele lembrou das dificuldades que o país passa na Europa, com o financiamento de grupos pró-russos.

Na opinião do embaixador, as festas com participação de brasileiros trazem um "apoio moral" pela soberania ucraniana. "É muito importante essa união, porque o povo brasileiro preza pela paz. Decidimos vir até aqui (em Curitiba) para estar com o nosso povo nesse momento", diz.

Na segunda-feira (25), o embaixador e a embaixatriz devem participar de um evento, às 9h30, na Câmara Municipal de Curitiba, onde a comunidade ucraniana receberá uma homenagem dos parlamentares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]