• Carregando...

O governo do estado anunciou no fim da tarde desta quinta-feira (21) que obteve na Justiça ordem para a APP-Sindicato encerrar o bloqueio de acesso ao prédio da Secretaria da Fazenda (Sefa), no Centro de Curitiba. De acordo com o comunicado, a decisão é do juiz substituto Mário Dittrich Bilieri, do Tribunal de Justiça do Paraná. A multa para o caso de descumprimento é de R$ 20 mil por hora. O sindicato informa que ainda não foi notificado.

O pedido que culminou na decisão liminar, segundo o estado, partiu da Fomento Paraná – órgão do governo que funciona no mesmo prédio da Sefa. A agência alega que teve prejuízos de R$ 1,2 milhão com os dois dias em que manifestantes bloqueiam a entrada do prédio. Na nota do governo consta que os funcionários que trabalham no local em questão estão sendo impedidos de entrar. Isso impediria a realização de operações financeiras.

Ainda de acordo com o estado, o magistrado defendeu em sua decisão a tese de que apesar de os manifestantes terem o direito de manifestação, é necessário respeitar o direito de ir e vir.

A diretora da APP-Sindicato Marlei Fernandes relatou que a entidade sindical ainda não foi notificada. A manifestação dos servidores em frente à Sefa continuava até por volta das 18 horas desta quinta-feira (21).

Greve

Os servidores que protestam em frente à Sefa são grevistas que reivindicam aumento salarial de 8,17% na data-base deste ano. O governo, até o momento, oferece 5% em duas parcelas e sem data para pagamento. A última reunião entre o estado e grevistas ocorreu na terça-feira (19) e terminou sem acordo. Cerca de 1 milhão de alunos da rede estadual de ensino estão sem aulas desde o fim de abril. Professores das universidades também estão em greve. Nesta semana, outras categorias como a dos agentes penitenciários e a dos servidores do meio ambiente também entraram em greve em apoio aos professores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]