• Carregando...

A justiça do Pará decretou nesta quarta-feira (1) intervenção na Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), que possui 43 mil associados, e nomeou uma comissão para organizar e promover eleição na entidade dentro de quatro meses. Um juiz, um promotor de justiça, um procurador federal e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará deverão fazer parte da comissão, que será presidida por um oficial da Polícia Militar. A PM manterá uma tropa no garimpo durante a intervenção.

A desembargadora do Tribunal de Justiça paraense, Maria Rita Xavier, já havia determinado a suspensão da eleição marcada para o dia 20 de setembro, temendo um conflito entre garimpeiros contrários ao grupo liderado pelo ex-agente do Serviço Nacional de Informações (SNI), Sebastião Rodrigues de Moura, o Curi, que hoje comanda a Coomigasp.

Curi teve seu mandato de prefeito de Curionópolis, município em que se localiza o garimpo de Serra Pelada, cassado em julho pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por compra de votos na eleição de 2004.

"Os garimpeiros querem uma eleição limpa, séria e democrática, e essa decisão da justiça é uma sinalização favorável para a paz voltar a Serra Pelada", comemorou o presidente da Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada (Agasp), Toni Duarte.

Duarte disse à reportagem que Curi tentou cassar os direitos de 20 mil garimpeiros filiados à Coomigasp. O ex-prefeito não foi localizado para comentar a decisão da justiça paraense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]