• Carregando...

Seleção de profissionais e estagiários

A Amusep está selecionando acadêmicos e profissionais recém-formados para trabalharem durante um ano nos estudos do Reciclatec. São oferecidas duas vagas para profissionais e quatro para estagiários, nas áreas de informática, engenharias, administração e artes plásticas, tendo preferência bolsistas do Prouni. A bolsa mensal para profissional recém-formado será de R$ 940, com carga horária de 40 horas semanais. A bolsa para estagiário será de R$ 300 reais para 20 horas semanais de trabalho.

Os interessados devem encaminhar currículo contendo dados pessoais, escolaridade, experiências acadêmicas e profissionais, além de outras informações relevantes, para o e-mail projetoreciclatec@gmail.com até às 18h do dia 30 de julho.

A Associação de Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) iniciou um projeto para a criação de um centro de reaproveitamento e reciclagem de equipamentos de informática nos municípios da região de Maringá. Para isso, um grupo fará nos próximos meses um estudo que avaliará a quantidade descartada deste material e qual a melhor forma para reciclá-lo.

O projeto batizado de "Reciclatec" conta com apoio do Cesumar Empresarial (ligado ao Centro Universitário de Maringá), que coordenará a pesquisa. De acordo com o gerente do grupo, Freud Oliveira, a expectativa é de que o levantamento seja concluído até o final deste ano. "Com o avanço da tecnologia, os produtos tem ficado rapidamente obsoletos, sendo eliminados em um período cada vez mais curto. As pessoas não sabem o que fazer com esta sucata. Por isso, vamos fazer este estudo, verificar qual é o volume, as características e quais soluções podem ser adotadas".

Para o presidente da Amusep e prefeito de Mandaguari, Cylleneo Pereira Pessoa Júnior, o descarte de materiais eletrônicos tem sido um desafio para os municípios. "Não se pode mais simplesmente jogar esses produtos no aterro sanitário. Temos que arrumar uma solução que poderá ser uma saída para toda a região".

Projeto será apresentado em 2011

O projeto para a criação da unidade deve ser apresentado no início do ano que vem. "A princípio, queremos criar um centro regional de reaproveitamento em Maringá, que contará com unidades satélite na região", explicou. Os equipamentos eletrônicos serão doados para a reciclagem por empresas públicas e privadas. Já o trabalho de reaproveitamento será feito por trabalhadores previamente selecionados e treinados.

Oliveira ainda não sabe quem ficará responsável pelo gerenciamento da unidade de reciclagem, que pode ser feita em uma parceria público-privada. "Ainda não sabemos qual seria o modelo mais interessante. Vamos discutir após a conclusão dos estudos", afirmou. O trabalho ainda conta com apoio da Fundação Araucária, Sebrae e prefeitura de Maringá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]